FATOS IMPORTANTES QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20792Palavras-chave:
Revisão. Educação do Campo. Trajetória.Resumo
O presente artigo tem como objetivo abordar fatores importantes sobre a Educação do Campo no Brasil. O assunto foi exposto em três principais dimensões: o próprio conceito de Educação do Campo, sua trajetória no Brasil e sua interligação com os movimentos sociais; os percalços e as possibilidades encontradas, e por fim, os estudos que envolvem o tema. Para a realização deste estudo foi utilizado como metodologia à revisão de literatura. Este tipo de pesquisa fornece ao pesquisador um repertório grande de estudos publicados na área que podem dar subsídios para encontrar diversas possibilidades de atuação, bem como refletir sobre possíveis intervenções. Foi realizada uma breve revisão em diversos periódicos desde os anos de 1996 a 2025. É perceptível o quanto já foi alcançado em relação à Educação do Campo no Brasil, graças aos movimentos sociais, mas ainda é um processo inacabado e pouco estudado. A luta por uma educação básica de qualidade é um compromisso público e de direito àqueles que vivem do campo e no campo. Muitos estudos voltados para esta temática vêm sendo desenvolvidos e desta forma, a compreensão do processo histórico, do conceito, desafios e possibilidades quanto a Educação do Campo são necessários.
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