AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS EM ALUNOS RIBEIRINHOS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Laiane Alves Lula Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Sandra Karina Mendes do Vale Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20780

Palavras-chave:

Desenvolvimento motor. Crianças ribeirinhas. Habilidades motoras. Políticas públicas educativas.

Resumo

O desenvolvimento motor infantil não ocorre de maneira homogênea e pode ser influenciado por diversos fatores, como condições ambientais, socioeconômicas, educacionais e de saúde. Populações ribeirinhas enfrentam desafios específicos que podem comprometer esse desenvolvimento, tornando-se fundamental compreender esses fatores para a formulação de estratégias eficazes. Este trabalho busca avaliar o desenvolvimento motor de crianças ribeirinhas no contexto brasileiro, considerando tais fatores. Para tanto, a metodologia empregada foi uma revisão integrativa de literatura. As buscas foram realizadas em bases de dados como Scielo, PubMed, LILACS, Google Acadêmico e Periódicos CAPES. Para garantir a inclusão de estudos relevantes e atualizados, o período analisado foi de 2000 a 2024. Os resultados indicaram que, embora muitos alunos apresentem desenvolvimento motor dentro da normalidade, fatores como a precariedade da infraestrutura, a contaminação ambiental e a desigualdade de gênero afetam negativamente esse desenvolvimento. A revisão destacou ainda a necessidade de investimentos em políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida das comunidades ribeirinhas, promovendo acesso à infraestrutura adequada, serviços de saúde e oportunidades de lazer. Conclui-se que a interação entre fatores ambientais e sociais influencia diretamente o desenvolvimento motor dos alunos ribeirinhos, reforçando a importância de estratégias integradas para minimizar os impactos negativos e garantir um desenvolvimento saudável e equitativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laiane Alves Lula, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Sandra Karina Mendes do Vale, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

2025-08-25

Como Citar

Lula, L. A., & Vale, S. K. M. do. (2025). AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS EM ALUNOS RIBEIRINHOS NO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2844–2859. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20780