A IMPORTÂNCIA DA NEUROPSICOLOGIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Pablo Dreann Rocha da Silva Educaler University
  • Sarah Fragoso Braga Educaler University
  • Débora Araújo Leal IUNIR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20771

Palavras-chave:

Neuropsicologia. Formação Continuada. Educação Inclusiva.

Resumo

Esse artigo buscou investigar a aplicação da neuropsicologia na formação continuada dos profissionais da educação, com o objetivo de melhorar a eficácia pedagógica e promover uma educação mais inclusiva. A metodologia empregada foi de cunho bibliográfico, analisando fontes secundárias de livros, artigos científicos e            documentos acadêmicos. Os principais resultados indicam que a neuropsicologia oferece ferramentas essenciais para a identificação precoce de dificuldades de aprendizagem e para a adaptação das práticas pedagógicas às necessidades individuais dos alunos. Contudo, desafios como a falta de formação específica e a escassez de recursos ainda limitam a implementação dessas práticas. A conclusão sugere que, apesar dos obstáculos, a neuropsicologia possui um potencial significativo para transformar a educação, desde que sejam adotadas políticas públicas que incentivem a formação continuada e promovam a integração entre neuropsicólogos e educadores.

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Biografia do Autor

Pablo Dreann Rocha da Silva, Educaler University

Mestre em Educação pela Educaler University - USA. 

Sarah Fragoso Braga, Educaler University

Mestre em Educação pela Educaler University – USA. 

Débora Araújo Leal, IUNIR

Pós-Doutora em Docência Univeristária pelo IUNIR – AR.

 

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Publicado

2025-08-20

Como Citar

Silva, P. D. R. da, Braga, S. F., & Leal, D. A. (2025). A IMPORTÂNCIA DA NEUROPSICOLOGIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2348–2361. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20771