O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, CONTEXTO HISTÓRICO: A CONTRIBUIÇÃO DO SÓCIO INTERACIONISMO DE VYGOTSKY

Autores

  • Wilma Lúcia Luiz de Freitas Universidade São Marcos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20757

Palavras-chave:

Sócio interacionismo. Vygotsky. Inclusão. Síndrome de Down.

Resumo

Com o avanço da medicina a pessoa com Sindrome de Down pode levar uma vida normal. Essa deficiência é passível de tratamento e controle, principalmente se forem diagnosticadas precocemente. O desenvolvimento da pessoa com SD é geral mais lento, porém com base nos estudos de Vygotsky – visão sócio interacionista  é possível observar os avanços que uma criança com essa deficiência é capaz. Nesse sentido, que partindo um pouco da história, o artigo objetiva mostrar o papel importante nos estudos de Vygotsky e compreender melhor o que vem a ser a Síndrome de Down. Seus avanços e possibilidades.

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Biografia do Autor

Wilma Lúcia Luiz de Freitas, Universidade São Marcos

Mestra em Educação pela Universidade São Marcos. Professora da Rede Municipal de Valparaíso GO.

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

Freitas, W. L. L. de. (2025). O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, CONTEXTO HISTÓRICO: A CONTRIBUIÇÃO DO SÓCIO INTERACIONISMO DE VYGOTSKY. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2023–2032. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20757