A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO – UMA REVISÃO LITERÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20753Palavras-chave:
Filosofia. Educação. Revisão Literária.Resumo
O artigo aborda uma relação intrínseca entre filosofia e educação, enfatizando como as filosofias específicas, fundamentalmente, teorias educacionais. Desde os gregos, particularmente com Platão, uma educação foi concebida como a transmissão de valores & conhecimento, acercada no dualismo entre o mundo sensível e o mundo das ideias. O cristianismo assimilou essa perspectiva, conceitos mais dinâmicos como pecado original e a dicotomia entre espírito e carne, influenciando a educação moral educacional. Com a Revolução Científica, pensadores como Bacon e Descartes enfatizaram a experimentação e a razão, dissociando ciência e religião. Kant consolidou a discussão entre razão teórica e prática, fortalecendo a tradição filosófica ocidental. No século XX, John Dewey defendeu uma educação pragmática & democrática, que combina conhecimento e ação, mas sua perspectiva ainda encontra resistência em sistemas educacionais eficazes. O texto conclui que, apesar dos progressos, uma educação ainda enfrenta dualismos (teoria/prática, espírito/corpo), e uma democratização efetiva requer a superação dessas dicotomias. No contexto contemporâneo, é imperativo ajustar as filosofias educacionais aos critérios sociais, fomentando uma educação inclusiva e analítica.
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