A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO – UMA REVISÃO LITERÁRIA

Autores

  • Audinete Franco de Santana Barreiro
  • Débora Araújo Leal Instituto Universitário Italiano de Rosário
  • Ângelo Ribeiro Fróes UAB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20753

Palavras-chave:

Filosofia. Educação. Revisão Literária.

Resumo

O artigo aborda uma relação intrínseca entre filosofia e educação, enfatizando como as filosofias específicas, fundamentalmente, teorias educacionais. Desde os gregos, particularmente com Platão, uma educação foi concebida como a transmissão de valores & conhecimento, acercada no dualismo entre o mundo sensível e o mundo das ideias. O cristianismo assimilou essa perspectiva, conceitos mais dinâmicos como pecado original e a dicotomia entre espírito e carne, influenciando a educação moral educacional. Com a Revolução Científica, pensadores como Bacon e Descartes enfatizaram a experimentação e a razão, dissociando ciência e religião. Kant consolidou a discussão entre razão teórica e prática, fortalecendo a tradição filosófica ocidental. No século XX, John Dewey defendeu uma educação pragmática & democrática, que combina conhecimento e ação, mas sua perspectiva ainda encontra resistência em sistemas educacionais eficazes. O texto conclui que, apesar dos progressos, uma educação ainda enfrenta dualismos (teoria/prática, espírito/corpo), e uma democratização efetiva requer a superação dessas dicotomias. No contexto contemporâneo, é imperativo ajustar as filosofias educacionais aos critérios sociais, fomentando uma educação inclusiva e analítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Audinete Franco de Santana Barreiro

Mestra em Ciências da Educação pela EBWU; Professora da Rede Estadual de Ensino da Paraíba e  da Rede Municipal de Boa Ventura -PB. 

Débora Araújo Leal, Instituto Universitário Italiano de Rosário

Pós – Doutora em Docência Universitária pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Doutora em Ciências da Educação pela Uninter - PY e Coordenadora Pedagógica em Feira de Santana – BA.

Ângelo Ribeiro Fróes, UAB

Doutor em Ciências da Educação pela UAB; Professor de Educação física em rede particular.

Downloads

Publicado

2025-08-19

Como Citar

Barreiro, A. F. de S., Leal, D. A., & Fróes, Ângelo R. (2025). A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO – UMA REVISÃO LITERÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1954–1966. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20753