A RELEVÂNCIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO IMPACTO NA FORMAÇÃO CRÍTICA E CRIATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20709

Palavras-chave:

Arte Contemporânea. Práticas Pedagógicas. Pensamento Crítico.

Resumo

Este artigo investigou a importância da arte contemporânea nas práticas pedagógicas, destacando seu potencial para fomentar a criatividade, o pensamento crítico, a interdisciplinaridade e o protagonismo dos estudantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica baseada em autores que discutem o ensino da arte, mediação docente e metodologias contemporâneas na educação. Os resultados apontam que a integração da arte contemporânea favorece o desenvolvimento da sensibilidade estética e a articulação entre diferentes áreas do conhecimento. Ressalta-se o papel do professor como mediador do processo criativo e a necessidade de formação docente voltada ao domínio das tecnologias digitais e metodologias ativas. Conclui-se que a prática pedagógica baseada na arte contemporânea estimula a participação dos alunos, amplia suas formas de expressão e promove uma aprendizagem crítica e reflexiva, fortalecendo a função emancipadora da educação. Assim, é essencial que as instituições escolares incorporem essa linguagem em seus projetos pedagógicos para potencializar a transformação social e a humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaella Montenegro do Amaral Costa, Christian Business School-CBS

Mestrado em Ciências da Educação pela Christian Business School, Relações Públicas com especialização em Recursos Humanos / enfermeira com especialização em dermatologia Assistente administrativo Universidade Federal de Alagoas- UFAL.

Diógenes José Gusmão Coutinho, CBS

Biólogo. Professor. CBS. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409. 

Downloads

Publicado

2025-08-20

Como Citar

Costa, R. M. do A., & Coutinho, D. J. G. (2025). A RELEVÂNCIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO IMPACTO NA FORMAÇÃO CRÍTICA E CRIATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2319–2330. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20709