PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO

2ª Edição

Autores

  • Adriano Alves Romão
  • Elineide Cavalcanti de Oliveira
  • Joanã Joaquim da Silva Gonçalves
  • Graziele Rancan
  • Adriana Lima Barbosa

Palavras-chave:

Inclusão. Educação contemporânea. Inovação pedagógica.

Resumo

Vivemos um tempo de intensas transformações educacionais, em que as práticas pedagógicas precisam dialogar com a diversidade, a inclusão, a inovação e a busca constante por qualidade. Esta obra reúne reflexões e estudos que abordam temas fundamentais para pensar a educação contemporânea em suas múltiplas dimensões, oferecendo subsídios teóricos e práticos para profissionais comprometidos com a construção de um ensino mais significativo, sensível e atualizado.

A obra inicia com uma análise sobre o uso de jogos digitais em ambientes virtuais de aprendizagem, destacando seu potencial como ferramenta motivadora e interativa. Em um cenário em que o engajamento dos estudantes é um dos maiores desafios da docência, refletir sobre tecnologias aplicadas ao ensino é uma necessidade urgente.

Na sequência, discute-se o papel das metodologias ativas e das práticas colaborativas, enfatizando como o protagonismo do estudante pode ser fortalecido por meio da troca entre pares e da construção coletiva do conhecimento. A aprendizagem deixa de ser um processo solitário para tornar-se uma experiência compartilhada e mais envolvente.

Outro ponto de destaque é o debate sobre a gestão da qualidade na educação, abordando obstáculos e estratégias no contexto das instituições escolares. Fica evidente que alcançar a qualidade educacional exige mais do que infraestrutura: requer planejamento, escuta ativa, participação da comunidade e valorização da formação docente.

O currículo, elemento central da prática pedagógica, também é tema de aprofundamento. A obra apresenta reflexões sobre os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas repercussões no currículo brasileiro, evidenciando tanto as potencialidades quanto os desafios da sua implementação nos diferentes contextos educacionais.

A atenção à diversidade aparece com força em dois capítulos especialmente voltados para a inclusão. Um deles analisa a importância da adaptação curricular e do uso de metodologias específicas na educação especial, considerando as necessidades dos estudantes nas séries iniciais. O outro aborda os desafios enfrentados por crianças cegas no processo de ensino-aprendizagem, reforçando a importância de práticas pedagógicas acessíveis e acolhedoras.

Ao reunir diferentes olhares e experiências, esta obra propõe uma leitura crítica e propositiva sobre o fazer educacional. Trata-se de um convite à reflexão sobre como tornar a escola um espaço mais democrático, inovador e comprometido com a aprendizagem de todos. Que estas páginas inspirem transformações reais nas salas de aula, nos currículos e nas formas de ensinar e aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-08-18

Como Citar

Romão, A. A., Oliveira, E. C. de, Gonçalves, J. J. da S., Rancan, G., & Barbosa, A. L. (2025). PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO: 2ª Edição. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–109. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/20599

Edição

Seção

E-books

Categorias