GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE JUAZEIRO DO NORTE - CE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20446Palavras-chave:
Gestão Escolar Democrática. Ensino Público e Escola Contemporânea.Resumo
O artigo em apreço é um recorte-chave de uma pesquisa de mestrado em Ciências da Educação pela World University Ecumenical - (WUE), onde objetivou-se analisar como gestores, docentes e comunidade escolar percebem a proposta da gestão democrática e como vêm se colocando frente às suas implicações práticas. O estudo é descritivo exploratório, bibliográfico e documental possuindo uma abordagem qualitativa. No entanto, o levantamento e análise de dados se deram por meio de documentação: órgãos colegiados, projeto político pedagógico e regimento interno da escola, sendo aplicados questionários ao núcleo gestor, comunidade escolar e docente entre os meses de abril a dezembro de 2024 numa escola pública estadual do Estado do Ceará. Os resultados evidenciam que o local da pesquisa pode ser (avaliada) como uma instituição de ensino que prima por princípios democráticos, possuindo certa qualidade para todos, pois houve mudanças de contextos organizacionais traduzida por uma versão contemporânea ao invés de tradicional. Conclui-se, portanto, que é preciso conscientização da sociedade em rever que o sistema político por si só não é democrático, pois a participação da comunidade escolar, família e escola são relevantes para que se alinhem aos princípios de gestão escolar viável e contemporânea.
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