PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO SUICÍDIO NA POPULAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ DE 2014 A 2023

Autores

  • Giovana Turcatti Folle Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Isabella Rodrigues Pezzini Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Daiane Breda Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Cindy Tanaka Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20442

Palavras-chave:

Suicídio. Perfil de Saúde. Mortalidade.

Resumo

 

Este estudo buscou discutir o suicídio, uma vez que é um problema de saúde pública mundial que impacta negativamente o desenvolvimento humano e social. No Brasil, os índices de mortalidade por lesões autoprovocadas voluntariamente ampliaram-se de forma expressiva nos últimos anos, evidenciando o quanto é necessário pesquisar e analisar com mais cautela e propriedade essa condição que afeta toda a sociedade. Compreender, dessa maneira, o perfil epidemiológico desses indivíduos que cometem suicídio é de fundamental importância na prevenção de futuros danos, para isso foi utilizado dados da plataforma DATASUS e análise de sete variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade, estado civil, cor/raça, local de ocorrência e mês do óbito. Os resultados, assim, mostraram um perfil mais prevalente no sexo masculino, dos 20 aos 29 anos, de 8 a 11 anos de escolaridade, entre os solteiros, de cor/raça branca, sendo o local de preferência o domicílio e o mês do óbito novembro, alertando, dessa maneira, para um grupo seletivo que deve ter um cuidado especial, principalmente na atenção primária do SUS, que abrange a grande maioria da população e é porta de entrada ao atendimento médico/profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Turcatti Folle, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Graduanda do décimo período do curso de medicina, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

Isabella Rodrigues Pezzini, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Graduanda do décimo período de medicina, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

Daiane Breda, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catariana, Docente do curso de medicina do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. 

Cindy Tanaka, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Médica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Docente do curso de medicina do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. 

Downloads

Publicado

2025-07-24

Como Citar

Folle, G. T., Pezzini, I. R., Breda, D., & Tanaka, C. (2025). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO SUICÍDIO NA POPULAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ DE 2014 A 2023. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2456–2469. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20442