PEER INSTRUCTION NO ENSINO HÍBRIDO: CAMINHOS PARA A MEDIAÇÃO ATIVA E O APRIMORAMENTO DO DESEMPENHO ESTUDANTIL

Autores

  • Cicero de Oliveira Sabino Universidade de Brasília
  • Thiago Henrique Catalano Uneatlântico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20429

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa. Ensino híbrido. Ensino online. Instrução entre pares. Interação pedagógica.

Resumo

O presente estudo discute a utilização da metodologia Peer Instruction no contexto do ensino híbrido, destacando sua contribuição para a mediação ativa e o aprimoramento do desempenho estudantil. Diante das transformações educacionais impulsionadas pela integração de tecnologias digitais e pela necessidade de promover o protagonismo discente, a pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a instrução por pares pode favorecer a aprendizagem colaborativa e significativa em ambientes híbridos. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica, que se apoia em autores clássicos e contemporâneos sobre metodologias ativas, ensino híbrido e mediação pedagógica. Os resultados evidenciam que a Peer Instruction estimula o engajamento, a escuta ativa e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, ao reposicionar o aluno como agente central do processo de aprendizagem. Conclui-se que a metodologia representa uma alternativa eficaz para fortalecer a mediação entre pares e renovar práticas pedagógicas em consonância com as exigências da educação contemporânea.

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Biografia do Autor

Cicero de Oliveira Sabino, Universidade de Brasília

Doutor em Direito pela Universidade de Brasília.

Thiago Henrique Catalano, Uneatlântico

Mestrando em Educação pela Uneatlântico.

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Publicado

2025-07-22

Como Citar

Sabino, C. de O., & Catalano, T. H. (2025). PEER INSTRUCTION NO ENSINO HÍBRIDO: CAMINHOS PARA A MEDIAÇÃO ATIVA E O APRIMORAMENTO DO DESEMPENHO ESTUDANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2299–2308. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20429