EFEITO DUNNING-KRUGER ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Milton Junio Candido Bernardes Fundação Educacional Anicuns
  • Flávia Meiry Pereira Fundação Educacional Anicuns
  • Luciana Felício Jerônimo Fundação Educacional Anicuns
  • Vânia Santos Pena de Lima Fundação Educacional Anicuns
  • Juliana Patrícia de Araújo Alves Fundação Educacional Anicuns
  • Maria Júlia Candido Fernandes da Cunha Fundação Educacional Anicuns

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20399

Palavras-chave:

Viés Cognitivo. Enfermagem. Competência Profissional. Segurança do Paciente.

Resumo

O presente artigo analisa o efeito Dunning-Kruger entre profissionais de enfermagem, um viés cognitivo que leva indivíduos com baixa competência a superestimarem suas habilidades. No contexto da enfermagem, onde decisões clínicas impactam diretamente a segurança do paciente, esse viés pode comprometer a qualidade do cuidado prestado. O objetivo do estudo foi investigar a prevalência e os impactos desse fenômeno na prática clínica, bem como identificar estratégias educacionais e organizacionais para mitigá-lo.A metodologia adotada foi uma revisão integrativa da literatura com análise bibliométrica, utilizando bases como PubMed, Scopus e Web of Science, contemplando artigos entre 2010 e 2024. Os resultados apontam que enfermeiros menos experientes tendem a superestimar suas competências, especialmente em situações de alta pressão. Isso contribui para falhas de julgamento, erros clínicos e resistência à busca por ajuda ou capacitação adicional. Curiosamente, também foram identificados casos de subestimação entre enfermeiros experientes, o que pode prejudicar a liderança e a autonomia profissional. Estratégias eficazes para enfrentamento do viés incluem feedback contínuo, simulações clínicas, programas de mentoria, uso de tecnologias educacionais e promoção de cultura organizacional baseada em aprendizado e transparência. O papel da liderança é destacado como essencial para criar ambientes seguros onde os profissionais possam reconhecer e superar suas limitações sem medo de represálias. Conclui-se que o combate ao efeito Dunning-Kruger requer uma abordagem multidimensional que valorize o autoconhecimento, a educação permanente e a cultura de melhoria contínua. Ao investir nesses pilares, instituições de saúde podem aprimorar a qualidade do atendimento, fortalecer a segurança do paciente e promover o desenvolvimento profissional realista entre os enfermeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton Junio Candido Bernardes, Fundação Educacional Anicuns

Doutor em patologia, docente da fundação educacional Anicuns.

Flávia Meiry Pereira, Fundação Educacional Anicuns

Professora especialista e docente do curso de enfermagem da fundação educacional Anicuns.

Luciana Felício Jerônimo, Fundação Educacional Anicuns

Professora especialista, coordenadora e docente do curso de enfermagem da fundação educacional Anicuns.

Vânia Santos Pena de Lima, Fundação Educacional Anicuns

Acadêmica do curso de enfermagem da fundação educacional Anicuns,

Juliana Patrícia de Araújo Alves, Fundação Educacional Anicuns

Acadêmica do curso de enfermagem da fundação educacional Anicuns. 

Maria Júlia Candido Fernandes da Cunha, Fundação Educacional Anicuns

Acadêmica do curso de enfermagem da Fundação Educacional Anicuns. 

Downloads

Publicado

2025-08-01

Como Citar

Bernardes, M. J. C., Pereira, F. M., Jerônimo, L. F., Lima, V. S. P. de, Alves, J. P. de A., & Cunha, M. J. C. F. da. (2025). EFEITO DUNNING-KRUGER ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 32–47. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20399