A TORNOZELEIRA ELETRÔNICA COMO MEDIDA DE CONTROLE: DESAFIOS E LIMITAÇÕES NA REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO APENADO

Autores

  • Renato Oliveira de Lima UNINORTE.
  • Marcelo Augusto Rebouças Leite UNINORTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20019

Palavras-chave:

Tornozeleira eletrônica. Reintegração social. Sistema penal. Monitoramento eletrônico. Políticas públicas.

Resumo

À medida que o sistema penal brasileiro procura aliviar a superlotação de seus presídios, a tornozeleira eletrônica vem se firmando como alternativa concreta ao encarceramento, contribuindo tanto para diminuir a população carcerária quanto para facilitar a volta do condenado à convivência social.No entanto, desafios e limitações têm sido observados na efetividade dessa medida, especialmente no que tange à estigmatização do indivíduo monitorado e à insuficiência de políticas públicas de apoio. Este estudo, por meio de pesquisa bibliográfica, analisa criticamente a eficácia da tornozeleira eletrônica na reintegração social, destacando os principais entraves enfrentados pelos apenados e propondo reflexões sobre possíveis melhorias no sistema de monitoramento eletrônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Oliveira de Lima, UNINORTE.

Discente finalista do curso de Direito no Centro Universitário do Norte - UNINORTE.

Marcelo Augusto Rebouças Leite, UNINORTE

Professor do curso de direito do Centro Universitário do Norte – UNINORTE. Advogado, especialista em docência do ensino superior.

Downloads

Publicado

2025-06-16

Como Citar

Lima, R. O. de, & Leite, M. A. R. (2025). A TORNOZELEIRA ELETRÔNICA COMO MEDIDA DE CONTROLE: DESAFIOS E LIMITAÇÕES NA REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO APENADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3055–3071. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20019