PRÁTICA DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ALEITAMENTO MATERNO

Autores

  • Gabriela Graziela Izabela Ferreira dos Santos Universidade Iguaçu
  • Tais Moraes Faria Donato Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu
  • Felipe de Castro Felicio Universidade Iguaçu
  • Ana Lúcia Naves Alves Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v2i01.19985

Palavras-chave:

Enfermagem Obstétrica. Educação em Saúde. Aleitamento Materno.

Resumo

A amamentação é essencial para o desenvolvimento saudável do recém-nascido, fortalecendo o vínculo mãe-filho e protegendo contra diversas doenças. A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, destacando seus benefícios para mãe e bebê. No entanto, desafios como desinformação, mitos culturais e falta de apoio dificultam a adesão. Nesse cenário, a atuação do enfermeiro obstétrico é fundamental, oferecendo orientação e suporte para superar essas barreiras, promovendo a prática e melhorando os indicadores de saúde materno-infantil. Este estudo teve como objetivo identificar o papel da enfermagem como educadora em saúde no contexto do aleitamento materno, com ênfase em estratégias que incentivem a amamentação exclusiva até os seis meses e contínua até dois anos. Foi realizada uma revisão bibliográfica entre fevereiro e junho de 2025, com 17 artigos selecionados. A enfermagem obstétrica contribui por meio de orientações técnicas e suporte emocional, fortalecendo a confiança materna e prevenindo intercorrências. Estratégias educativas incluem rodas de conversa, atendimentos individualizados, uso de materiais informativos, envolvimento familiar e acompanhamento. O uso de tecnologias digitais amplia o acesso à informação e ao apoio. Conclui-se que o enfermeiro obstétrico é peça-chave na promoção do aleitamento, fortalecendo a saúde materno-infantil e o vínculo afetivo.

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Biografia do Autor

Gabriela Graziela Izabela Ferreira dos Santos, Universidade Iguaçu

Discente, Universidade Iguaçu.

Tais Moraes Faria Donato, Universidade Iguaçu

Discente, Universidade Iguaçu. 

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

 Enfermeiro; Mestre, Doutor e Pós-doutorando em Ciências do Cuidado em Saúde pelo PACCAS/Universidade Federal Fluminense (UFF); Docente na graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Felipe de Castro Felicio, Universidade Iguaçu

Enfermeiro Especialista em Saúde da Família pela UERJ / Urgência e Emergência pela UNINTER / Enfermagem Obstétrica pela FABA / Enfermagem do Trabalho pela UNINTER/ MBA Executivo em Gestão em Saúde pela UCAM / Mestre em Ciências Médicas pela UFF. 

Ana Lúcia Naves Alves, Universidade Iguaçu

Mestre Saúde Coletiva, pela Instituição Universidade Federal Fluminense. Docente no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e Universidade Iguaçu (UNIG). 

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Publicado

2025-07-03

Como Citar

Santos, G. G. I. F. dos, Donato, T. M. F., Ribeiro, W. A., Felicio, F. de C., & Alves, A. L. N. (2025). PRÁTICA DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ALEITAMENTO MATERNO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 2(01), 105–134. https://doi.org/10.51891/rease.v2i01.19985