O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI, O AVANÇO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA OU REMOTA: O CASO DO GOOGLE CLASSROOM COMO UM DOS VÁRIOS AVAS PARA PROMOVER O ENSINO À DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.19690Palavras-chave:
Educação a Distância. Google Classroom, Tecnologia Educacional. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ensino Remoto.Resumo
A educação no século XXI tem passado por transformações significativas, impulsionadas pelo avanço das tecnologias digitais e pela necessidade de flexibilização dos processos de ensino e aprendizagem. A Educação a Distância (EaD) e o ensino remoto emergiram como alternativas viáveis, especialmente em contextos de crise global, como a pandemia de COVID-19. Nesse cenário, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) desempenham um papel crucial, sendo o Google Classroom uma das plataformas mais adotadas por instituições de ensino. Este artigo analisa o impacto da EaD no Brasil, com foco no uso do Google Classroom, discutindo suas vantagens, desafios e eficácia pedagógica. A metodologia utilizada consiste em uma revisão bibliográfica de artigos científicos brasileiros que abordam educação, tecnologia e AVAs. Conclui-se que, apesar dos desafios, a EaD e os AVAs representam uma tendência irreversível na educação contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY