A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO JUDICIÁRIO E SUAS IMPLICAÇÕES: VANTAGENS, RISCOS E REGULAÇÃO

Autores/as

  • Fernanda Andrade Veras Veni Creator Christian University
  • Henrique Rodrigues Lelis Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18911

Palabras clave:

Evolução. Inteligência Artificial. Poder Judiciário.

Resumen

O fenômeno da globalização impulsionou sucessivas transformações nos modos de produção e nas relações sociais, acompanhando o advento das revoluções industriais, que culminaram na chamada Quarta Revolução Industrial, marcada pela superevolução tecnológica e pela convergência de tecnologias físicas, digitais e biológicas, promovendo profundas mudanças nas estruturas econômicas, sociais e institucionais. Nesse percurso, a era digital representou um marco fundamental para o desenvolvimento e expansão das inovações tecnológicas que hoje caracterizam essa nova etapa. O setor público brasileiro, em especial, o Judiciário, restou acometido pelas inovações disruptivas que cada vez mais se integram às atividades dos tribunais. Abordando o impacto da incorporação dessas tecnologias na prestação jurisdicional, com ênfase na inteligência artificial, o presente texto se propõe a analisar, através do método dedutivo, as vantagens e os riscos decorrentes desse processo. Discorrendo sobre tais questões e sobre as iniciativas implementadas no sistema judicial, o estudo examina também a necessidade de adaptação e regulação frente a todas essas mudanças e aquelas que ainda estão por vir.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Andrade Veras, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University; Especialista em Direito Constitucional pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino (IBRA); Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP);Técnica Judiciária do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Henrique Rodrigues Lelis, Veni Creator Christian University

Doutor em Gestão do Conhecimento e Sistema de Informação pela Universidade FUMEC. Mestre em Proteção das Leis Fundamentais pelo Programa de Mestrado em Direito da Universidade de Itaúna. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.

Publicado

2025-04-28

Cómo citar

Veras, F. A., & Lelis, H. R. (2025). A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO JUDICIÁRIO E SUAS IMPLICAÇÕES: VANTAGENS, RISCOS E REGULAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 3358–3380. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18911