A ARTE, A CULTURA AFRO, O TEATRO PARA DISCUTIR O BULLYING
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18165Palavras-chave:
Bullying. Cultura Afro. Educação em Direitos Humanos.Resumo
O enfrentamento do bullying no ambiente escolar exige estratégias multidimensionais, incluindo a valorização da diversidade cultural e a promoção da educação em direitos humanos. O estudo analisa como a arte e a cultura afro podem contribuir para a prevenção e combate ao bullying em uma escola pública de Salvador, Bahia. A pesquisa explora a relação entre práticas artísticas, conhecimento da cultura afro e educação em direitos humanos. O teatro, a capoeira e as danças afro são destacados como ferramentas eficazes para estimular o respeito, a inclusão social e a empatia. O teatro, em particular, é abordado como um meio de comunicação que permite aos alunos expressarem suas emoções e desenvolverem habilidades socioemocionais, como comunicação e resolução de conflitos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a educação em direitos humanos como essencial para o ensino, incentivando a valorização da diversidade cultural. A implementação de atividades artísticas e culturais afro no currículo escolar é apontada como uma abordagem promissora para fortalecer a conscientização sobre diferenças culturais e promover a inclusão. Além disso, o estudo destaca a importância da colaboração entre escola, família e comunidade para enfrentar o bullying de maneira eficaz. Parcerias com profissionais da área cultural podem contribuir para a capacitação dos professores e a implementação de projetos educativos. Avaliar o impacto dessas iniciativas no ambiente escolar é fundamental para aprimorar práticas educacionais e fortalecer o combate ao bullying, promovendo um ambiente de respeito e empatia entre os estudantes.
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