A MATEMÁTICA NA VIDA ADULTA: UMA PESQUISA DE CAMPO EM UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM FEIRA DE SANTANA-BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17753Palavras-chave:
Conhecimento. Educação. Matemática. Jovem e Adulto.Resumo
O presente trabalho, além de abordar um pouco da história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, desde a chegada dos jesuítas até os dias atuais, traz uma reflexão acerca das dificuldades encontradas pelos alunos e professores para a aprendizagem e quais fatores influenciam para migração dos jovens e adultos, para essa modalidade de ensino, bem como as vantagens e desvantagens encontradas, ao longo da jornada. A modalidade de educação de jovens e adultos, destinada àqueles que por algum motivo, não tiveram acesso à escola na idade certa, apesar dos inúmeros desafios, vem se mostrando como uma política de transformação social, pois possibilita uma nova oportunidade a jovens e adultos, que desejam retornar à escola em busca de melhores oportunidades dentro de uma sociedade excludente e competitiva. Dessa forma, qualquer programa educacional que não atenda essas peculiaridades, estarão a meio caminho do fracasso, pois não levam em consideração as condições sociais e culturais dos educandos. Desse modo, se elegeu como Objetivo Geral “Apresentar por meio de uma pesquisa de que forma a Educação de Jovens e Adultos atua como instrumento de transformação pessoal, na vida dos alunos de matemática”. A metodologia de caráter bibliográfico e documental cujo método é tipo descritivo, fundamentado na abordagem qualitativa e pesquisa de campo adequou-se à análise do objeto de estudo e aos objetivos propostos. Conclui-se que, a aprendizagem da matemática acontece de maneira evolutiva no sujeito, a maneira como essa aprendizagem vem sendo trabalhada dentro do sistema educacional também obedece a um processo evolutivo da sociedade, dada a ampliação dos diversos meios de utilização da mesma.
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