A IMPORTÂNCIA DA INTERNET DAS COISAS (IOT) NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17702Palavras-chave:
Internet das Coisas. Educação Tecnológica. Arduino, Tinkercad. Ensino Médio. Pesquisa-Ação. Capacitação Tecnológica.Resumo
Este estudo investiga a importância da Internet das Coisas (IoT) na educação tecnológica, utilizando um seminário interativo realizado em uma escola de ensino médio em Juazeiro do Norte como estudo de caso. A pesquisa visa preencher a lacuna de conhecimento sobre IoT entre os jovens estudantes, capacitando-os e despertando seu interesse por tecnologias emergentes. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, que combinou apresentações teóricas e oficinas práticas utilizando ferramentas como Arduino e Tinkercad. Os resultados indicaram que a combinação de teoria e prática facilitou a compreensão dos conceitos de IoT, incentivou a participação ativa dos alunos e aumentou o interesse por carreiras tecnológicas. As principais limitações da pesquisa foram a necessidade de infraestrutura adequada e o tempo limitado para as atividades. A pesquisa conclui que a introdução da IoT na educação pode ser extremamente benéfica, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas e estimulando a inovação. Futuros trabalhos podem explorar a expansão do projeto para outras escolas e a inclusão de mais ferramentas tecnológicas para enriquecer o aprendizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY