A IMPORTÂNCIA DA INTERNET DAS COISAS (IOT) NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Yasmim da Silva Santos
  • Evellyn Aparecida Ferreira dos Santos
  • Ian Caleb Batista Fernandes
  • Daricrys Ferreira Belém
  • Piedley Macedo Saraiva UNIFAP
  • Fabrício Carneiro Costa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17702

Palavras-chave:

Internet das Coisas. Educação Tecnológica. Arduino, Tinkercad. Ensino Médio. Pesquisa-Ação. Capacitação Tecnológica.

Resumo

Este estudo investiga a importância da Internet das Coisas (IoT) na educação tecnológica, utilizando um seminário interativo realizado em uma escola de ensino médio em Juazeiro do Norte como estudo de caso. A pesquisa visa preencher a lacuna de conhecimento sobre IoT entre os jovens estudantes, capacitando-os e despertando seu interesse por tecnologias emergentes. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, que combinou apresentações teóricas e oficinas práticas utilizando ferramentas como Arduino e Tinkercad. Os resultados indicaram que a combinação de teoria e prática facilitou a compreensão dos conceitos de IoT, incentivou a participação ativa dos alunos e aumentou o interesse por carreiras tecnológicas. As principais limitações da pesquisa foram a necessidade de infraestrutura adequada e o tempo limitado para as atividades. A pesquisa conclui que a introdução da IoT na educação pode ser extremamente benéfica, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas e estimulando a inovação. Futuros trabalhos podem explorar a expansão do projeto para outras escolas e a inclusão de mais ferramentas tecnológicas para enriquecer o aprendizado.

Downloads

Biografia do Autor

Yasmim da Silva Santos

Discente Sistemas de Informação.

Evellyn Aparecida Ferreira dos Santos

Discente Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

Ian Caleb Batista Fernandes

Discente Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

Daricrys Ferreira Belém

Discente Sistema de Informação. 

Piedley Macedo Saraiva, UNIFAP

Professor dos Cursos da Área de Gestão. UNIFAP. 

Fabrício Carneiro Costa

Mestre em Engenharia de Software. Mestre em Ciências da Educação. Coordenador de curso na UniFAP.

 

Downloads

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Santos, Y. da S., Santos, E. A. F. dos, Fernandes, I. C. B., Belém, D. F., Saraiva, P. M., & Costa, F. C. (2024). A IMPORTÂNCIA DA INTERNET DAS COISAS (IOT) NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 4116–4122. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17702