POÉTICA DO PROFESSOR FORMADOR EM CURSOS DE LICENCIATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17696Palavras-chave:
Professor Formador. Docência Multifacetada. Entrevista Compreensiva.Resumo
Esse artigo buscou compreender as finalidades e características das atividades teórico-práticas de professores formadores, considerando as implicações na formação e atuação desses professores em cursos de licenciatura. Na organização metodológica, a entrevista compreensiva, conforme proposta por Kaufmann JC (2013) e Silva RF (2012), apresenta-se como método que se alinha ao problema e objeto da pesquisa, coerente com a concepção fenomenológico-hermenêutica. Na construção teórica fundamentada, utilizam-se as falas dos interlocutores, como instrumento de análise, discussões e construção de conhecimentos. As discussões foram referenciadas com base nas contribuições de Freire P (1996), Morosini MC (2006), Gatti BA (2019) e Franco MARS (2012). A docência multifacetada requer do professor formador a articulação das atividades de ensino, pesquisa, extensão, planejamento, ministração de aulas em cursos da educação básica e educação superior, entre outras. Compreende-se que a poética do professor formador é formar-se, continuamente, no exercício da docência. Os resultados apresentam referências sobre docência multifacetadas e professores formadores, tendo em vista a valorização, construção da identidade e atuação no processo de formação de professores. Ao mesmo tempo, retiram-se da invisibilidade os sentidos de ensinar a ensinar através da subjetivação das práticas formativas e objetivação da docência.
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