POÉTICA DO PROFESSOR FORMADOR EM CURSOS DE LICENCIATURA

Autores

  • Luzia Áurea Bezerra Albano Barbosa Instituto Federal do Piauí image/svg+xml
  • Carmen Lúcia de Oliveira Cabral Universidade Federal do Piauí image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17696

Palavras-chave:

Professor Formador. Docência Multifacetada. Entrevista Compreensiva.

Resumo

Esse artigo buscou compreender as finalidades e características das atividades teórico-práticas de professores formadores, considerando as implicações na formação e atuação desses professores em cursos de licenciatura. Na organização metodológica, a entrevista compreensiva, conforme proposta por Kaufmann JC (2013) e Silva RF (2012), apresenta-se como método que se alinha ao problema e objeto da pesquisa, coerente com a concepção fenomenológico-hermenêutica. Na construção teórica fundamentada, utilizam-se as falas dos interlocutores, como instrumento de análise, discussões e construção de conhecimentos. As discussões foram referenciadas com base nas contribuições de Freire P (1996), Morosini MC (2006), Gatti BA (2019) e Franco MARS (2012). A docência multifacetada requer do professor formador a articulação das atividades de ensino, pesquisa, extensão, planejamento, ministração de aulas em cursos da educação básica e educação superior, entre outras. Compreende-se que a poética do professor formador é formar-se, continuamente, no exercício da docência. Os resultados apresentam referências sobre docência multifacetadas e professores formadores, tendo em vista a valorização, construção da identidade e atuação no processo de formação de professores. Ao mesmo tempo, retiram-se da invisibilidade os sentidos de ensinar a ensinar através da subjetivação das práticas formativas e objetivação da docência.

Downloads

Biografia do Autor

Luzia Áurea Bezerra Albano Barbosa, Instituto Federal do Piauí

Profa. Ma. Docente no Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Carmen Lúcia de Oliveira Cabral, Universidade Federal do Piauí

Profa. Dra. Docente na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2024-12-27

Como Citar

Barbosa, L. Áurea B. A., & Cabral, C. L. de O. (2024). POÉTICA DO PROFESSOR FORMADOR EM CURSOS DE LICENCIATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 4232–4251. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17696