INTERSETORIALIDADE ENTRE SOCIOEDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA DAS CONDICIONANTES PARA A EFETIVAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO

Autores

  • Maria Cristina Borges dos Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1769

Palavras-chave:

Medidas Socioeducativas. Intersetorialidade. adolescente autor de ato infracional. Educação Escolar.

Resumo

A presente pesquisa vem discorrer sobre a importância da intersetorialidade na efetivação da Política Pública de Atendimento Socioeducativo, com foco na interação entre a Socioeducação e Educação Escolar, abrangendo a realidade do Programa de Atendimento Socioeducativo desenvolvido no município de Ourilândia do Norte, Estado do Pará. Para adentrar ao assunto, realizou-se um breve histórico acerca das diferentes iniciativas políticas, que ao longo da história do Brasil tem contribuído para definir e legitimar o direito de crianças e adolescentes, com ênfase na garantia de direitos do adolescente autor de ato infracional. Para realizar a pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados, a entrevista estruturada. O público amostral foi composto por profissionais do serviço socioeducativo e da Educação Escolar. Com base na investigação realizada, percebeu-se que a interlocução entre socioeducação e Educação está aquém do que preconiza o SINASE, tendo como principal fator, a falta de conhecimento acerca da Política Nacional de Atendimento Socioeducativo e sua operacionalização. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Borges dos Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrado em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Assunção-Paraguai (2018) – Aguardando conclusão do processo de revalidação do diploma. Especialização em Saúde Mental – Universidade Federal do Maranhão (2013) Pos- graduação em Políticas Públicas e Socioeducação – UNB – Universidade de Brasília (2018). Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPA – Universidade Federal do Estado do Pará – (2007).  Bacharela em Serviço Social pela Universidade da Grande Dourados/MS – (2012). E-mail: crismari17@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-08-03

Como Citar

Santos, M. C. B. dos . (2021). INTERSETORIALIDADE ENTRE SOCIOEDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA DAS CONDICIONANTES PARA A EFETIVAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1216–1238. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1769