PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA SÍFILIS ADQUIRIDA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM NO PERÍODO DE 2013 A 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17651

Palavras-chave:

Sífilis. Epidemiologia. Saúde Pública. Infecção Sexualmente Transmissível.

Resumo

Objetivo: Este estudo analisou o perfil epidemiológico da sífilis adquirida na região metropolitana de Belém (RMB) entre 2013 e 2023. Método: Foram utilizados dados do SINAN e DATASUS para identificar prevalência em relação a sexo, faixa etária, raça/cor e escolaridade. Os dados foram tabulados e descritos por meio de análise estatística, utilizando o teste de análise de variância (ANOVA) e o teste Qui-Quadrado, com apresentação em gráficos e tabelas, utilizando planilhas do Microsoft Excel 2010. Resultados: No período analisado, 2.119 casos foram notificados, revelando um aumento expressivo de casos, especialmente em 2022, possivelmente relacionado aos impactos da pandemia, expressando maior concentração em Belém (87,3%). A maioria dos casos ocorreu entre homens (63,7%), pardos (75,9%) e jovens de 20 a 39 anos (58,2%), sendo comum a escolaridade incompleta (38,3%). Conclusão: Portanto, esses dados refletem as desigualdades no acesso à educação e saúde, evidenciando vulnerabilidades específicas, reforçando a necessidade de estratégias direcionadas, como o aperfeiçoamento do acesso ao diagnóstico e tratamento da doença, campanhas de educação em saúde e prevenção.

Downloads

Biografia do Autor

Leonan Augusto da Silva Maciel, UNAMA

Químico, Discente do curso de Farmácia da Universidade da Amazônia (UNAMA), Ananindeua, Pará, Brasil. 

Samara da Silva Moraes, UNAMA

Discente do curso de Farmácia da Universidade da Amazônia (UNAMA), Ananindeua, Pará, Brasil. 

Talita Bezerra de Miranda, UNAMA

Discente do curso de Farmácia da Universidade da Amazônia (UNAMA), Ananindeua, Pará, Brasil. 

Leonan Cordeiro de Oliveira, UNAMA

Farmacêutico, Egresso do curso de Farmácia da Universidade da Amazônia (UNAMA), Ananindeua, Pará, Brasil. 

Andressa Santa Brigida da Silva, UNAMA

Farmacêutica, Doutora em Inovação Farmacêutica pela UFPA, Docente da Universidade da Amazônia (UNAMA), Ananindeua, Pará, Brasil. 

Bruno Gonçalves Pinheiro, UNAMA

Farmacêutico, Doutor em Neurociências e Biologia Celular pela UFPA, Docente da Universidade da Amazônia (UNAMA), Ananindeua, Pará, Brasil. 

Bruno José Martins da Silva, UNAMA

Biomédico, Doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela  UFPA, Docente da Universidade da Amazônia (UNAMA), Ananindeua, Pará, Brasil.

Taís Vanessa Gabbay Alves, UNAMA

Farmacêutica, Doutora em Inovação Farmacêutica pela UFPA, Docente da Universidade da Amazônia (UNAMA), Ananindeua, Pará, Brasil. 

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Maciel, L. A. da S., Moraes, S. da S., Miranda, T. B. de, Oliveira, L. C. de, Silva, A. S. B. da, Pinheiro, B. G., … Alves, T. V. G. (2024). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA SÍFILIS ADQUIRIDA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM NO PERÍODO DE 2013 A 2023. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3339–3350. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17651