INTEGRAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E TDIC: ESTRATÉGIAS E ELEMENTOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17610Palavras-chave:
Neurociência. TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). Formação de Professores.Resumo
Este artigo examina a integração entre neurociência e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional, analisando os elementos formativos necessários para formação de professores e discutindo os desafios e possibilidades dessa integração no processo de ensino-aprendizagem. Por meio de pesquisa bibliográfica, o estudo analisa o desenvolvimento cognitivo dos alunos, a capacitação adequada dos professores e a prevalência de neuromitos. Os resultados indicam a importância da formação contínua dos docentes e a inclusão de neurociência nos currículos de formação inicial para criar um ambiente educacional mais dinâmico e adaptado às necessidades dos alunos. A pesquisa evidencia que a transformação do papel docente de transmissor para mediador apresenta-se como elemento central para a personalização da aprendizagem, enquanto a superação dos neurômitos e das barreiras de acesso às tecnologias constitui desafio a ser enfrentado. As práticas fundamentadas nesta integração requerem investigações futuras sobre metodologias formativas específicas em neurociência para professores, bem como a relação entre TDIC-neurociência em diferentes contextos socioeconômicos e estratégias para disseminação do conhecimento neurocientífico na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY