RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO ANATOMIA NAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE VASSOURAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17582Palavras-chave:
Anatomia. Educação em Saúde. Ensino.Resumo
Conhecer o corpo humano e seu funcionamento faz parte do processo educacional básico. A inexistência de peças anatômicas em escolas para abordagem do conteúdo programático pode representar um fator limitador do processo de aprendizagem. Essa situação, pode muitas vezes, ser contornada por instituições de ensino que, através de projetos, venham a ter um papel fundamental na melhoria da qualidade do ensino, aproximando o escolar dos laboratórios anatômicos. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de estudantes de medicina integrantes da Liga Acadêmica de Anatomia no projeto “Anatomia nas Escolas”. O projeto foi realizado em um colégio estadual, em Vassouras-RJ, no ano de 2023, e o público-alvo foram alunos do 8⁰ ano. Os temas abordados relacionaram-se aos sistemas: reprodutor, endócrino e urinário, seus principais órgãos, suas funções, principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), formas de prevenção e recursos para contracepção. A metodologia consistiu na aplicação de um pré-teste e um pós-teste com o intuito de analisar o desempenho dos alunos, que conseguiram associar o conteúdo com a prática, por meio de demonstração em peças sintéticas. Concluiu-se que o projeto se constituiu em instrumento efetivo para a educação em saúde e otimizador da abordagem de conteúdos programáticos da Base Nacional Comum Curricular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY