RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO ANATOMIA NAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE VASSOURAS

Autores

  • Nayara Toledo da Silva Abreu Universidade de Vassouras
  • Ana Beatriz Bastos Montanhani Universidade de Vassouras
  • Artur Parente Martins Universidade de Vassouras
  • Felipe Xavier Caruso Universidade de Vassouras
  • Tiago Taylor Soares de Lima Universidade de Vassouras
  • Vanessa de Oliveira Pinto Universidade de Vassouras
  • Victor Hugo Cardoso de Paula Flores Universidade de Vassouras
  • Emílio Conceição de Siqueira Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17582

Palavras-chave:

Anatomia. Educação em Saúde. Ensino.

Resumo

Conhecer o corpo humano e seu funcionamento faz parte do processo educacional básico. A inexistência de peças anatômicas em escolas para abordagem do conteúdo programático pode representar um fator limitador do processo de aprendizagem. Essa situação, pode muitas vezes, ser contornada por instituições de ensino que, através de projetos, venham a ter um papel fundamental na melhoria da qualidade do ensino, aproximando o escolar dos laboratórios anatômicos.  Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de estudantes de medicina integrantes da Liga Acadêmica de Anatomia no projeto “Anatomia nas Escolas”. O projeto foi realizado em um colégio estadual, em Vassouras-RJ, no ano de 2023, e o público-alvo foram alunos do 8⁰ ano. Os temas abordados relacionaram-se aos sistemas: reprodutor, endócrino e urinário, seus principais órgãos, suas funções, principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), formas de prevenção e recursos para contracepção. A metodologia consistiu na aplicação de um pré-teste e um pós-teste com o intuito de analisar o desempenho dos alunos, que conseguiram associar o conteúdo com a prática, por meio de demonstração em peças sintéticas. Concluiu-se que o projeto se constituiu em instrumento efetivo para a educação em saúde e otimizador da abordagem de conteúdos programáticos da Base Nacional Comum Curricular.

Downloads

Biografia do Autor

Nayara Toledo da Silva Abreu, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras;

Ana Beatriz Bastos Montanhani, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras;

Artur Parente Martins, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras;

Felipe Xavier Caruso, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras;

Tiago Taylor Soares de Lima, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras;

Vanessa de Oliveira Pinto, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras;

Victor Hugo Cardoso de Paula Flores, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras;

Emílio Conceição de Siqueira, Universidade de Vassouras

Orientador; docente, Universidade de Vassouras;

 

 

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Abreu, N. T. da S., Montanhani, A. B. B., Martins, A. P., Caruso, F. X., Lima, T. T. S. de, Pinto, V. de O., … Siqueira, E. C. de. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO ANATOMIA NAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE VASSOURAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3382–3397. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17582