OFICINA DE LIVRO TÁTIL: UMA PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Lisânia Cardoso Tederixe Universidade Federal Fluminense- UFF
  • Cristina Silva Ribeiro de Souza niversidade Federal Fluminense – UFF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1752

Palavras-chave:

Livro Tátil. Ensino Remoto. Capacitação. Pandemia.

Resumo

O artigo tem como objetivo mostrar a possibilidade de uma capacitação profissional no formato de ensino remoto emergencial, no período de pandemia,  para profissionais que trabalham ou pretenderem trabalhar na área de deficiência visual. Foi ofertada uma oficina sobre livro tátil com 15 vagas, por meio da Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento do Instituto Benjamin Constant, com o intuito de apresentar e discutir conceitos e técnicas de produção do livro tátil artesanal. Assim também, foi proposto a confecção de parte de um livro tátil para as cursistas e uma avaliação, através do Google formulário, sobre o conteúdo da temática do livro tátil e o formato utilizado para a realização da oficina.

Biografia do Autor

Lisânia Cardoso Tederixe, Universidade Federal Fluminense- UFF

Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense- UFF/ 2019. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes / AVM). Aperfeiçoamento na área de Deficiência Visual pelo Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Graduada e licenciada em Letras: Português- árabe pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência em deficiência visual e surdez. Professora do Ensino Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant.(IBC) https://orcid.org/0000-0001-8058-2845. E-mail: lisaniac@bol.com.br

Cristina Silva Ribeiro de Souza , niversidade Federal Fluminense – UFF

Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense – UFF/2019.  Especialista em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (AVM);  graduada em Pedagogia, com habilitação em supervisão escolar pelo Instituto Isabel Faculdade de Ciências Humanas e Sociais; formada em  magistério de nível médio (antigo normal) pelo Curso de Formação de Professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro e C.E. Júlia Kubtschek.  Professora do Ensino Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant. (IBC) E-mail: crisaquilis@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Tederixe, L. C. ., & Souza , C. S. R. de . (2021). OFICINA DE LIVRO TÁTIL: UMA PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1104–1119. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1752