O APEGO DE CRIANÇAS COM DOENÇAS CRÔNICAS: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Alexia Carolyne Teixeira Centro Universitário Univel
  • Anelisa Penteado de Lima Centro Universitário Univel
  • Tanara Arejano Dourado Vaucher Centro Universitário Univel

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17272

Palavras-chave:

Doenças Crônicas. Desenvolvimento Emocional. Teoria do Apego.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo explorar o impacto das doenças crônicas no desenvolvimento emocional de crianças, considerando a teoria do apego, de John Bowlby, como base para compreender as interações e os vínculos estabelecidos com seus cuidadores. A vivência de uma condição crônica impõe à criança desafios significativos, como hospitalizações frequentes, mudanças nas rotinas e limitações físicas, fatores que podem fragilizar o senso de segurança emocional. A teoria do apego destaca que os vínculos afetivos com os cuidadores são cruciais para o desenvolvimento socioemocional e para a regulação do estresse. Para as famílias, o diagnóstico de uma doença crônica traz desafios psicológicos e estruturais, incluindo sentimentos de incerteza, angústia e exaustão, que podem impactar a capacidade de oferecer suporte consistente à criança. Nesse contexto, a atuação de uma equipe multidisciplinar, em especial do profissional da psicologia, é essencial para fortalecer o sistema de suporte familiar e promover a resiliência emocional da criança.

Downloads

Biografia do Autor

Alexia Carolyne Teixeira, Centro Universitário Univel

Discente do curso de Psicologia, Centro Universitário Univel.

Anelisa Penteado de Lima, Centro Universitário Univel

Discente do curso de Psicologia, Centro Universitário Univel.

Tanara Arejano Dourado Vaucher, Centro Universitário Univel

Formada em psicologia na Faculdade Assis Gurgacz, especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Faculdade Pequeno Príncipe. Docente do curso de Psicologia, Centro Universitário Univel.

Downloads

Publicado

2024-11-30

Como Citar

Teixeira, A. C., Lima, A. P. de, & Vaucher, T. A. D. (2024). O APEGO DE CRIANÇAS COM DOENÇAS CRÔNICAS: UMA REVISÃO NARRATIVA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 8215–8229. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17272