SÍNDROME DE BURNOUT: A RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR

Autores

  • Nara Márdilla Silva Costa Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
  • Natália Freire de Andrade Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
  • Emanuel Vieira Pinto Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17111

Palavras-chave:

Burnout Syndrome. Employer. Civil Liability.

Resumo

O presente artigo aborda sobre a síndrome de Burnout, relatando a responsabilidade civil do empregador sob a óptica do ordenamento jurídico brasileiro. A priori, tem o propósito de problematizar a questão: Quais as consequências da Síndrome de burnout no âmbito do Direito do Trabalho? Baseado nesse problema, o objetivo geral se concentra na análise das principais consequências da síndrome de Burnout no âmbito do direito do trabalho. Posteriormente os objetivos específicos, é abordar a evolução histórica da Síndrome de Burnout e a inserção como doença de trabalho, mencionar as consequências da síndrome da Burnout e identificar as formas de reparação civil com amparo constitucional e infraconstitucional. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, com análise de livros, teses, dissertações, sites jurídicos e artigos, que foram qualitativamente abordados, e delimitados ao local de estudo no âmbito nacional, doutrinas no âmbito do direito do trabalho e na responsabilização civil delimitados no âmbito trabalhista. O presente estudo tem por finalidade reconhecer a responsabilização do empregador diante do excesso de trabalho dos seus empregados, analisando a legislação pertinente, os direitos dos trabalhadores e as consequências legais para práticas abusivas. O objetivo é destacar a importância de um ambiente de trabalho saudável e propor medidas para prevenir a sobrecarga, garantindo o bem-estar dos empregados.

Biografia do Autor

Nara Márdilla Silva Costa, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Graduanda em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.

Natália Freire de Andrade, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Bacharela em Direito, Pós-Graduada em Direito Civil e Direito Processual Civil, Especialista em Direito das Famílias e Sucessões.

Emanuel Vieira Pinto, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Vale do Cricaré. Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia.

 

Downloads

Publicado

2024-11-23

Como Citar

Costa, N. M. S., Andrade, N. F. de, & Pinto, E. V. (2024). SÍNDROME DE BURNOUT: A RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5567–5586. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17111