USO DE DISPOSITIVOS INTRAUTERINOS DE LEVONORGESTREL NO MANEJO DO SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL

Autores

  • Ana Luiza dos Santos Universidade de Vassouras
  • Luísa Pandeló Lima Universitário de Vassouras
  • Sarah Gomes Bergamo Universidade de Vassouras
  • Frederico Antônio Rabelo Universidade de Vassouras
  • Kelly Paiva Guimarães Silveira Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16812

Palavras-chave:

Dispositivos Intrauterinos. Levonorgestrel. Sangramento Uterino.

Resumo

O sangramento uterino anormal (SUA) é uma condição ginecológica comum que afeta mulheres em diversas faixas etárias, resultando em um impacto significativo na qualidade de vida. O manejo clínico do SUA pode envolver diversas abordagens, sendo o uso de dispositivos intrauterinos (DIU) de levonorgestrel uma opção terapêutica eficaz e amplamente adotada. Este artigo tem como objetivo revisar o uso do DIU de levonorgestrel como alternativa no tratamento do sangramento uterino anormal, discutindo seus mecanismos de ação, eficácia e segurança. Foi realizada uma revisão da literatura através das principais bases de dados médicas utilizando os descritores “intrauterine device”, “levonorgestrel” e “abnormal uterine bleeding”, utilizando o operador booleano “AND". Todos os artigos publicados entre 2019-2024 foram incluídos na análise primária Estudos clínicos demonstram que o uso do DIU de LNG reduz significativamente o volume e a duração do sangramento menstrual em mulheres com SUA, além de aliviar a dor pélvica associada a essa Além de sua eficácia no controle do sangramento, o DIU de levonorgestrel também apresenta vantagens em relação a outras opções terapêuticas, como a anticoncepção oral, devido à sua ação local e à menor ocorrência de efeitos colaterais sistêmicos. Portanto, o DIU de levonorgestrel é uma opção terapêutica altamente eficaz e bem tolerada no tratamento do sangramento uterino anormal.

Biografia do Autor

Ana Luiza dos Santos, Universidade de Vassouras

Graduada em medicina pela Universidade de Vassouras, Residente de Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Universitário de Vassouras. 

Luísa Pandeló Lima, Universitário de Vassouras

Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema, Residente de Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Universitário de Vassouras. 

Sarah Gomes Bergamo, Universidade de Vassouras

Graduada em medicina pela Universidade de Vassouras. Residente de Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Universitário de Vassouras.

Frederico Antônio Rabelo, Universidade de Vassouras

Graduado em medicina pela Universidade de Vassouras, Residente de Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Universitário de Vassouras.

Kelly Paiva Guimarães Silveira, Universidade de Vassouras

Graduada em medicina pela Universidade de Vassouras,Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Universitário de Vassouras,Pós-graduada em ginecologia infato-puberal Pós-graduanda em ginecologia endócrina.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Santos, A. L. dos, Lima, L. P., Bergamo, S. G., Rabelo, F. A., & Silveira, K. P. G. (2024). USO DE DISPOSITIVOS INTRAUTERINOS DE LEVONORGESTREL NO MANEJO DO SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3929–3939. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16812