PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS SOBRE COMPREENSÃO LEITORA

Autores

  • Jonaso José dos Passos Dias Universidade Federal do Pará
  • Janari da Silva Pedroso Universidade Federal do Pará-Belém

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1671

Palavras-chave:

Leitura. Compreensão. Análise de conteúdo.

Resumo

A leitura é um processo cada vez mais presente no cotidiano do ser humano e possibilita a inserção social, entretanto o ato de ler não finaliza na simples decodificação da palavra ou da linguagem escrita, ler é questionar o que está escrito num texto. Diante da situação enfrentada pelo sistema educacional no que condiz à dificuldade do ensino e aprendizagem da leitura, este artigo objetiva averiguar a percepção sobre compreensão leitora em estudantes do terceiro ano do ensino médio por meio de entrevista e entender, sob a ótica destes sujeitos, que tipo de leitura é mais agradável para se trabalhar em sala de aula, qual a que compõe significado para a formação do indivíduo e se enfrentam dificuldades de compreensão textual, quais as que impõem barreiras para o entendimento de leitura. O estudo foi realizado por meio da abordagem qualitativa a qual possibilitou a construção de dados que permitiram uma análise semântico-temática do conteúdo abordado. As análises possibilitaram discussões sobre atividades que abordam a respeito da leitura e compreensão leitora. Por fim, os resultados deste estudo mostraram que estudantes das séries finais do ensino médio encontram dificuldade de compreenderem um texto por conta de este ser trabalhado descontextualizado da vivência atual dos estudantes no que diz respeito à linguagem, a temática abordada, assim como a importância do conteúdo para a vida.

Biografia do Autor

Jonaso José dos Passos Dias, Universidade Federal do Pará

Formado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará; Pós-graduado em nível de Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Luterana do Brasil; Mestre em Educação pela Universidade de Los Pueblos da Europa- Espanha; Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA; Doutorando em Educação pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA. Possui experiência na área de docência em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura. http://lattes.cnpq.br/2891582673444698. ORCID https://orcid.org/0000-000-4429-084X. E-mail: jonasodias@rede.ulbra.br

Janari da Silva Pedroso, Universidade Federal do Pará-Belém

Bolsista Produtividade do CNPq (Nível 2). Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento e Saúde (LADS) http://lads.ufpa.br/. Editor Associado da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa Docente no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC). Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP)Universidade Federal do Pará-Belém, Pa,Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4096274367867186. http://orcid.org/0000-0001-7602-834XWeb of Science Researcher ID F-6950-2014https://publons.com/researcher/1737679/janari-da-silva-pedroso/ www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=57192193063. E-mail: pedrosoufpa@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Dias, J. J. dos P. ., & Pedroso, J. da S. . (2021). PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS SOBRE COMPREENSÃO LEITORA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 43–65. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1671