PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS SOBRE COMPREENSÃO LEITORA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1671Palabras clave:
Leitura. Compreensão. Análise de conteúdo.Resumen
A leitura é um processo cada vez mais presente no cotidiano do ser humano e possibilita a inserção social, entretanto o ato de ler não finaliza na simples decodificação da palavra ou da linguagem escrita, ler é questionar o que está escrito num texto. Diante da situação enfrentada pelo sistema educacional no que condiz à dificuldade do ensino e aprendizagem da leitura, este artigo objetiva averiguar a percepção sobre compreensão leitora em estudantes do terceiro ano do ensino médio por meio de entrevista e entender, sob a ótica destes sujeitos, que tipo de leitura é mais agradável para se trabalhar em sala de aula, qual a que compõe significado para a formação do indivíduo e se enfrentam dificuldades de compreensão textual, quais as que impõem barreiras para o entendimento de leitura. O estudo foi realizado por meio da abordagem qualitativa a qual possibilitou a construção de dados que permitiram uma análise semântico-temática do conteúdo abordado. As análises possibilitaram discussões sobre atividades que abordam a respeito da leitura e compreensão leitora. Por fim, os resultados deste estudo mostraram que estudantes das séries finais do ensino médio encontram dificuldade de compreenderem um texto por conta de este ser trabalhado descontextualizado da vivência atual dos estudantes no que diz respeito à linguagem, a temática abordada, assim como a importância do conteúdo para a vida.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY