COMUNICAÇÃO EFICAZ ENTRE ENFERMEIROS E PACIENTES: MELHORES PRÁTICAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO E PROMOVER A SEGURANÇA DO PACIENTE

Autores

  • Ana Cleonice Almeida de Araujo UNIG
  • Damaris de Oliveira Gomes Rezende UNIG
  • Danielle Pereira Ferreira UNIG
  • Jamily Moraes de Souza UNIG
  • Kevin Rodrigo da Silva Cruz UNIG
  • Milenna Costa Silva UNIG
  • Keila do Carmo Neves UNIG
  • Wanderson Alves Ribeiro UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16674

Palavras-chave:

Profissionais de Enfermagem. Comunicação. Comunicação Eficaz. Segurança do Paciente.

Resumo

Introdução: existem diversos tipos de comunicação, em suas mais diversas formas, sendo as mais comuns a verbal, não verbal e escrita. A comunicação verbal é efetuada através de palavras, podendo ser na forma escrita tanto quanto no uso da fala, deve ser clara para que o outro possa compreender. Objetivo: analisar as melhores práticas de comunicação entre enfermeiros e pacientes, visando promover a segurança do paciente e melhorar a qualidade do atendimento Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter descritivo e abordagem qualitativa, com análise de literaturas científicas que nos remetam ao objeto de pesquisa. Análise e discussão dos resultados: torna-se essencial encontrar um instrumento que melhore a comunicação durante a mudança de plantão, além de permitir a disseminação eficaz de informações sobre os pacientes, tratamentos em andamento, medicamentos administrados, seu estado de saúde, resultados de exames, entre outros aspectos que afetam a segurança e a continuidade do cuidado ao paciente. Conclusão: a comunicação eficaz contribui para a satisfação dos pacientes, que se sentem ouvidos e valorizados, o que pode levar a uma maior adesão ao tratamento e melhores desfechos de saúde. Criar um ambiente de trabalho colaborativo, onde a comunicação aberta e honesta é incentivada, é crucial para o sucesso dessas práticas.

Biografia do Autor

Ana Cleonice Almeida de Araujo, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Damaris de Oliveira Gomes Rezende, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Danielle Pereira Ferreira, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Jamily Moraes de Souza, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade   Iguaçu   (UNIG).

Kevin Rodrigo da Silva Cruz, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu   (UNIG).

Milenna Costa Silva, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Keila do Carmo Neves, UNIG

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem pela EEAN-UFRJ; Docente da disciplina Segurança do paciente e qualidade do curso de graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Wanderson Alves Ribeiro, UNIG

Enfermeiro. Mestre e Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde/EEAAC-UFF; Docente da disciplina Segurança do paciente e qualidade do curso de graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Araujo, A. C. A. de, Rezende, D. de O. G., Ferreira, D. P., Souza, J. M. de, Cruz, K. R. da S., Silva, M. C., … Ribeiro, W. A. (2024). COMUNICAÇÃO EFICAZ ENTRE ENFERMEIROS E PACIENTES: MELHORES PRÁTICAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO E PROMOVER A SEGURANÇA DO PACIENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3734–3754. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16674