ABORDAGEM AFETIVA FRENTE AOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA SINALIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS

Autores

  • William Jônatas Vidal Coutinho UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16503

Palavras-chave:

Afetividade. Aspectos Linguísticos. Surdo.

Resumo

O referido artigo aborda a temática de uma abordagem mais humana e afetiva em ambientes de aprendizagem com pessoas surdas e se justifica na necessidade da assunção da acessibilidade atitudinal pelo educador, atrelado ao respeito a diferenças linguísticas notáveis durante a prática educativa. O objetivo deste trabalho foi coletar informações sobre aspectos diferenciais no uso da língua de sinais por estudantes surdos e da abordagem afetiva que pode ser assumida a partir do conceito em Wallon. Como metodologia foram analisadas entrevistas realizadas com alunos surdos do Instituto Federal de Roraima e um diário de campo com observações. Os dados foram confrontados com escritas de autores que abordam a cultura e educação de surdos e com o artigo “A afetividade no desenvolvimento da criança - Contribuições de Henri Wallon”. Como resultado, sugerimos uma abordagem afetiva com pessoas surdas em ambiente escolar e indicamos que novas pesquisas devem ser desenvolvidas com essa temática ampliada a estudantes surdos com mais idade.

Biografia do Autor

William Jônatas Vidal Coutinho, UNIFAP

Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP; Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - PGLING da Universidade de São Paulo - USP. 

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Coutinho, W. J. V. (2024). ABORDAGEM AFETIVA FRENTE AOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA SINALIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 1609–1621. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16503