NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS ATENDIDOS EM CLÍNICA-ESCOLA ODONTOLÓGICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI EM TERESINA-PI

Autores

  • Ioline Conceição Nascimento UNINOVAFAPI
  • Luara de Almeida Passos UNINOVAFAPI
  • Gisele Maria Ferreira Lima Verde UNINOVAFAPI
  • Marcílio Oliveira Melo UNINOVAFAPI
  • Marta Rosado de Oliveira Campos UNINOVAFAPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16392

Palavras-chave:

Satisfação do paciente. Clínica escola. Odontologia.

Resumo

Esse artigo buscou abordar a satisfação dos usuários atendidos na clínica-escola odontológica do Centro Universitário UNINOVAFAPI, em Teresina-PI. Objetivando, analisar o nível de satisfação dos usuários atendidos, visando identificar áreas de melhoria e fatores que influenciam a percepção dos serviços, levando em consideração aspectos como ambiente físico, biossegurança, disponibilidade de serviços e qualidade do atendimento. A pesquisa se constituiu como um estudo quantitativo exploratório, com aplicação de questionários a pacientes que receberam atendimento odontológico entre maio e agosto de 2023.  A análise foi feita através do software SPSS. Os resultados indicaram, principalmente, que a maioria dos entrevistados era do sexo feminino (69,3%), com idades entre 33 e 51 anos. A limpeza e organização da clínica foram bem avaliadas (96,63%). Quanto ao atendimento, 92,13% dos pacientes receberam explicações claras sobre o tratamento e 98,88% indicaram a clínica para outras pessoas. Os usuários demonstraram satisfação em relação aos serviços oferecidos pela clínica, tanto no aspecto técnico quanto organizacional, incluindo a relação entre professores, alunos e pacientes. Pode-se destacar ainda o uso correto de equipamentos de proteção individual, a atenção dada aos pacientes e a explicação clara dos tratamentos como pontos positivos. Contudo, a redução do tempo de espera foi apontada como uma área a ser melhorada.. A análise detalhada dos pontos positivos e das áreas de melhoria fornece subsídios para aperfeiçoar o atendimento e alinhar as práticas profissionais às necessidades dos pacientes. Reforçando assim, o compromisso social da instituição e a qualidade no atendimento técnico e humano.

Biografia do Autor

Ioline Conceição Nascimento, UNINOVAFAPI

Acadêmica de odontologia do Centro Universitário UNINOVAFAPI. 

Luara de Almeida Passos, UNINOVAFAPI

Acadêmica de odontologia do Centro Universitário UNINOVAFAPI.

Gisele Maria Ferreira Lima Verde, UNINOVAFAPI

Orientadora, Mestre do Centro Universitário UNINOVAFAPI.

Marcílio Oliveira Melo, UNINOVAFAPI

Coorientador, Mestre do Centro Universitário UNINOVAFAPI. 

Marta Rosado de Oliveira Campos, UNINOVAFAPI

Coorientador, Mestre do Centro Universitário UNINOVAFAPI. 

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Nascimento, I. C., Passos, L. de A., Verde, G. M. F. L., Melo, M. O., & Campos, M. R. de O. (2024). NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS ATENDIDOS EM CLÍNICA-ESCOLA ODONTOLÓGICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI EM TERESINA-PI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 5192–5208. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16392