A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL

Autores

  • Aldair de Jesus Emil Brunner World University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16271

Palavras-chave:

História da Educação. Legislação Brasileira. Educação Rural.

Resumo

Este artigo possui caráter bibliográfico e versa sobre a história da educação do campo no Brasil por meio de uma breve incursão teórica da educação Brasileira com enfoque nas primeiras escolas criadas no país e toda a sua estruturação. No mesmo trabalho, abordamos o que trata a legislação brasileira em relação ao direito de estudar amparado, principalmente, no que é referenciada pela Constituição Federal e a Lei de diretrizes e Bases da Educação. Sua estrutura perpassa da significação de alguns conceitos, pontos e teorias defendidos por especialistas e pesquisadores da educação brasileira e do mundo. Nela é abordada, incialmente, a origem das primeiras escolas com a chegada dos jesuítas e a implementação do sistema de catequização dos índios, a criação da primeira escola normal em 1835, a criação das escolas normais especializadas em formação de professores para as escolas primárias rurais, o fortalecimento das escolas de jovens e adultos a partir da criação da constituição federal de 1934 que também garantia uma educação como direito de todos e a criação da primeira LDB em 1961. Para finalizar, traz as contribuições da história da educação, destacando principalmente, o papel do educador do campo como entendedor do homem campesino como sujeito de sua própria história ao tempo que se defende as lutas de classes por uma educação rural de qualidade e por uma reforma agrária justa frente ao processo de desenvolvimento histórico da educação rural no Brasil.

Biografia do Autor

Aldair de Jesus, Emil Brunner World University

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação- Emil Brunner World University - Flórida/USA. Professor de Educação Básica.

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

Jesus, A. de. (2024). A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3741–3754. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16271