ESTUDO ESTATÍSTICO DA LIBERAÇÃO DE NUTRIENTES DE KIMBERLITO PARA O SOLO

Autores

  • Larissa Ayla Silva Teixeira UNIFOR
  • Alex Magalhães de Almeida UNIFOR
  • Anísio Cláudio Rios Fonseca UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16233

Palavras-chave:

Remineralização. Rochas trituradas. Nutrição de solos. Analise por espectrofotometria.

Resumo

A rochagem consiste de um procedimento para promover a remineralização do solo utilizando material triturado de rochas, que contenham os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento de cultivares. O uso da rochagem vem sendo indicado para uso, pelos agricultores devido ao aumento significativo do preço de insumos, visto que o procedimento para triturar rochas não apresenta grandes custos. Desta forma, é evidente que o fator econômico é determinante na visão do produtor rural, e o estudo de formas baratas de repor os nutrientes é de extrema importância. O uso de rochas trituradas é indicado no Brasil para os solos do Cerrado e similares, pois estes requerem a reposição de nutrientes entre as safras. Empregando dois solos característicos do cerrado mineiro, um latosolo e um cambisolo verificou-se através de ensaios de bancada, no decorrer de três meses, os valores de disponibilização dos elementos minerais da rocha para os dois diferentes tipos de solos.

Biografia do Autor

Larissa Ayla Silva Teixeira, UNIFOR

Graduanda do 10ºp de Engenharia Agronômica do Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG.

Alex Magalhães de Almeida, UNIFOR

Professor no Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG. Doutor em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, coordenador de projetos de pesquisa no UNIFOR-MG.

Anísio Cláudio Rios Fonseca, UNIFOR

Professor no Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG. Especialista em geoquímica,Curador do Museu de Mineralogia do Centro Universitário de Formiga.

 

Downloads

Publicado

2024-10-24

Como Citar

Teixeira, L. A. S., Almeida, A. M. de, & Fonseca, A. C. R. (2024). ESTUDO ESTATÍSTICO DA LIBERAÇÃO DE NUTRIENTES DE KIMBERLITO PARA O SOLO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4148–4156. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16233