ARQUEOLOGIA EM AMBIENTES COSTEIROS NO DISTRITO DE ARRAIAL D’ AJUDA, PORTO SEGURO: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ARQUEOLÓGICO COM APLICAÇÃO DE MÉTODOS INTERVENTIVOS

Autores

  • Jardel Stenio de Araujo Barbosa Universidade Autônoma de Lisboa - UAL
  • Paula Rocha Marino de Araujo Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0001-5678-0622
  • Leandro Vilar Oliveira Universidade Federal da Paraíba 
  • George Henrique de Vasconcelos Gomes UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16046

Palavras-chave:

Arqueologia costeira. Arraial d’Ajuda. Litoral. Nordeste.

Resumo

A região de Porto Seguro, localizada no litoral sul do estado da Bahia, possui grande relevância histórica para o Brasil, sendo o local de desembarque da frota de Pedro Álvares Cabral, um marco fundamental no início da colonização portuguesa e na formação do país. Este artigo tem como objetivo apresentar o potencial arqueológico das zonas costeiras da região, com foco em métodos arqueológicos interventivos aplicados no contexto de licenciamento ambiental. Destacamos a relevância dos sítios arqueológicos costeiros já identificados, que carecem de investigações mais aprofundadas. Além disso, discutimos a metodologia arqueológica em ambientes costeiros, com ênfase na identificação e análise desses sítios, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento sobre o patrimônio arqueológico costeiro e marítimo da região.

Biografia do Autor

Jardel Stenio de Araujo Barbosa, Universidade Autônoma de Lisboa - UAL

Doutorando em Patrimônio, Tecnologia e Território (Especialidade em Arqueologia Marítima e Naval) - Universidade Autónoma de Lisboa (UAL/PT). Mestre em Ciência e Tecnologia Marinha (Oceanografia) - UNEATLANTICO (Cantábria, Espanha). Bacharel em Arqueologia (UFPI) e Especialista em Arqueologia Náutica e Subaquática (UNESCO/IPT). Bacharel em Geografia com ênfase em Geografia Física Marinha (UNESA). Pós-Graduado em Gestão e Análise de Ambientes Aquáticos e Continentais (UNIARA).

Paula Rocha Marino de Araujo, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá – PR/BR. Pós-Graduação em Arqueologia (Clareatino) Pós-Graduação em Geoprocessamento e Análise Ambiental (UFPA) Sócio Gestora da Arqueologistica – Consultoria Arqueológica Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5678-0622.

Leandro Vilar Oliveira, Universidade Federal da Paraíba 

Doutor  em  Ciências  das  Religiões  pela  Universidade  Federal  da  Paraíba  (UFPB).  Mestre  em História  e Cultura  Histórica  (UFPB).  Licenciado em História (UFPB). Membro pesquisador  do  Núcleo  de  Estudos Vikings  e  Escandinavos  (NEVE).  Membro do Comitê Editorial do  periódico  Scandia:  Journal  of  Medieval Norse Studies. Diretor do Museu Virtual Marítimo do Extremo Oriental das Américas (EXEA). Autor do blog Seguindo os Passos da História (fundado em 2009).

George Henrique de Vasconcelos Gomes, UFPB

Mestre em História e Cultura Histórica (UFPB), coordenador de Acervo e Pesquisa do Museu Virtual Marítimo EXEA, professor. 

Downloads

Publicado

2024-10-16

Como Citar

Barbosa, J. S. de A., Araujo, P. R. M. de, Oliveira, L. V., & Gomes, G. H. de V. (2024). ARQUEOLOGIA EM AMBIENTES COSTEIROS NO DISTRITO DE ARRAIAL D’ AJUDA, PORTO SEGURO: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ARQUEOLÓGICO COM APLICAÇÃO DE MÉTODOS INTERVENTIVOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2551–2567. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16046