CONQUISTAS E AVANÇOS DA COMUNIDADE SURDA NO DECORRER DE SUA HISTÓRIA

Autores

  • Sara dos Santos Moreira UNIGRAN
  • Maria Cláudia Soares Gomes Barbosa Universidad Interamericana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16013

Palavras-chave:

Comunidade Surda. Conquistas Históricas. Educação Inclusiva.

Resumo

O presente artigo, aborda as conquistas e desafios da comunidade surda, destacando a discriminação histórica e a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na comunicação e educação, o que representou um significativo avanço, mas que precisa ser ampliada. A falta de audição compromete o desenvolvimento social e educacional, agravada pela desinformação de pais e educadores. Dentro de uma pesquisa bibliográfica embasada em autores e leis que tratam da educação inclusiva, o presente artigo vem mostrar que a exclusão dos surdos começa ainda na infância, e o atendimento em espaços públicos apresentam grandes barreiras de comunicação, e para garantir a inclusão, é preciso que as empresas e a sociedade se adaptem e promovam a acessibilidade em todos os espaços.

Biografia do Autor

Sara dos Santos Moreira, UNIGRAN

Formada em Pedagogia, com especialização em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Grand Assunção - UNIGRAN, Professora de AEE no Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) em Caucaia - CE.

Maria Cláudia Soares Gomes Barbosa, Universidad Interamericana

Doutora em Educação e Mestre em Educação pela Universidad Interamericana. Professora, concursada no município de São Gonçalo do Amarante - Ceará. Orientadora, organizadora e co-autora do livro: Caminhos da Prática Educativa, Caminhar, (2019) e Escola de Tempo Integral- Caminhar (2023).

Downloads

Publicado

2024-10-28

Como Citar

Moreira, S. dos S., & Barbosa, M. C. S. G. (2024). CONQUISTAS E AVANÇOS DA COMUNIDADE SURDA NO DECORRER DE SUA HISTÓRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4879–4892. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16013