A INFLUÊNCIA NEGATIVA DE BRIGAS ENTRE OS PAIS QUE AFETAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS

Autores

  • Edenil Ferreira Dias Fonseca Rede Municipal da Cidade de Cáceres
  • Flaviane e Faria Caetano Ferreira Rede Municipal da Cidade de Cáceres
  • Josiane de Oliveira Silva Rede Municipal da Cidade de Cáceres-
  • Silvana Pirinetti da Silva
  • Maria Aparecida da Silva Oliveira
  • Mônica Cristina Camargo Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16006

Palavras-chave:

Educação Infantil. Bebês. Violência doméstica.

Resumo

No presente relato de experiências, as professoras farão comparações sobre casos onde constatou-se os danos que as brigas domésticas causaram no psicológico e no social de bebês e crianças bem pequenas. Além dos relatos, conta-se também com comparações teóricas de estudiosos que já fazem estudos sobre esses danos e que estão no mesmo viés que as professoras observaram, na análise dos casos relatados. Por vezes, nós professoras ouvimos, observamos, comparamos o comportamento dos bebês e crianças bem pequenas e por mais que possamos não saber motivos concretos, percebemos que algo no ambiente familiar está influenciando na brusca mudança de atitudes delas em sala de aula. Quando conversamos mesmo que informalmente, tanto com elas quanto com seus familiares e descobrimos as possíveis causas, que em sua esmagadora maioria está relacionada à brigas, gritos no ambiente doméstico, tudo faz sentido e agimos com outra postura perante esses desafios.

Biografia do Autor

Edenil Ferreira Dias Fonseca, Rede Municipal da Cidade de Cáceres

Professora da Rede Municipal da Cidade de Cáceres-MT, formada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Infantil.

Flaviane e Faria Caetano Ferreira, Rede Municipal da Cidade de Cáceres

Professora da Rede Municipal da Cidade de Cáceres – MT e da Rede Estadual de Mato Grosso, formada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão Escolar.

Josiane de Oliveira Silva, Rede Municipal da Cidade de Cáceres-

Professora da Rede Municipal da Cidade de Cáceres-MT, formada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Infantil Práticas na sala de aula.

Silvana Pirinetti da Silva

Professora formada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Maria Aparecida da Silva Oliveira

Professora formada em licenciatura plena em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia na educação infantil.

Mônica Cristina Camargo Ferreira

Professora formada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pós-graduada em Didática e Metodologia Do Ensino Das Séries Iniciais E Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Como Citar

Fonseca, E. F. D., Ferreira, F. e F. C., Silva, J. de O., Silva, S. P. da, Oliveira, M. A. da S., & Ferreira, M. C. C. (2024). A INFLUÊNCIA NEGATIVA DE BRIGAS ENTRE OS PAIS QUE AFETAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 1533–1541. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16006