O PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE

Autores

  • Daniel de Figueiredo Valente UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15993

Palavras-chave:

Princípio da Anterioridade. Constituição Federal. Princípio da legalidade. da irretroatividade e segurança jurídica.

Resumo

O presente trabalho de pesquisa acadêmico-científica tem como objeto de estudo o Princípio da Anterioridade, e como objetivo geral está circunscrito à análise do principio da anterioridade, bem como a definição do seu alcance, tendo em vista que é tema importantíssimo para o Direito, e em especial ao Direito Tributário, uma vez que é princípio basilar do ordenamento jurídico e tem influência direta na tributação, assim como pelo fato de ser princípio que garante o cumprimento de outros princípios constitucionais, tais como a segurança jurídica e a legalidade. A metodologia aplicada ao estudo é explicativa quanto aos fins e bibliográfica quanto aos meios. Seu conteúdo aborda aspectos conceituais sob a perspectiva histórica e do direito, de forma contextualizada; correlação entre o Princípio da Anterioridade e outros princípios jurídicos tributários; principais diferenças entre as três formas em que o princípio da anterioridade se apresenta, bem como os seus reflexos quanto à eficácia das normas que instituem, majorem ou modifiquem o tributo; verificar-se-ão as principais exceções ao Princípio da Anterioridade, tais como sua incidência no imposto incidente sobre a renda e proventos de qualquer natureza, nos impostos extrafiscais e no imposto extraordinário. Enfim, o estudo nos leva a inferir que a norma da anterioridade reflete diretamente na produção de efeitos que a norma instituidora, majoradora ou modificadora de tributo terá nos eventos ocorridos no mundo jurídico.

Biografia do Autor

Daniel de Figueiredo Valente, UNISUL

Pós-graduado em Direito Tributário – Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL.  

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

Valente, D. de F. (2024). O PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 685–722. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15993