OS DESAFIOS E AS ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES PARA INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15855

Palavras-chave:

Ferramentas tecnológicas. Docência. Educação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a inclusão da tecnologia na educação e os desafios encontrados pelos docentes ao adotar ferramentas tecnológicas em suas práticas. Quanto à metodologia, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza descritiva. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista através de um questionário com perguntas norteadoras, realizadas com três professoras que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior, bem com revisão bibliográfica com aporte teórico de autores como Kenski (2007), Leite e Ribeiro (2012), Moran (2015) entre outros que realizam reflexões sobre o uso das tecnologias digitais. As entrevistas foram realizadas de março a abril de 2024. Os resultados mostraram os desafios enfrentados pelos docentes para se apropriarem do uso dessas ferramentas, bem como os aspectos positivos da tecnologia no processo de ensino–aprendizagem. A análise do uso pedagógico das tecnologias é um tema atual e relevante, uma vez que surgem novas perspectivas da prática pedagógica que favorecem o ensino, além disso, os desafios identificados podem ser transformados em oportunidades.

Biografia do Autor

Fabiana Kelmene Lira de Mendonça Dias, Veni Creator Christian University

Mestranda do Curso Ciências da Educação da Veni Creator Christian University.  Analista Judiciária - Pedagoga do Tribunal de Justiça de Pernambuco  (TJPE). Orcid: 0009-0008-0003-4725.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Chistian University

Professora Orientadora: Doutora e Professora na Veni Creator Chistian University. Orcid:0000-0001-8384-0694. 

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Dias, F. K. L. de M., & Santos, M. P. M. dos. (2024). OS DESAFIOS E AS ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES PARA INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 123–139. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15855