OS DESAFIOS E AS ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES PARA INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15855

Palabras clave:

Ferramentas tecnológicas. Docência. Educação.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a inclusão da tecnologia na educação e os desafios encontrados pelos docentes ao adotar ferramentas tecnológicas em suas práticas. Quanto à metodologia, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza descritiva. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista através de um questionário com perguntas norteadoras, realizadas com três professoras que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior, bem com revisão bibliográfica com aporte teórico de autores como Kenski (2007), Leite e Ribeiro (2012), Moran (2015) entre outros que realizam reflexões sobre o uso das tecnologias digitais. As entrevistas foram realizadas de março a abril de 2024. Os resultados mostraram os desafios enfrentados pelos docentes para se apropriarem do uso dessas ferramentas, bem como os aspectos positivos da tecnologia no processo de ensino–aprendizagem. A análise do uso pedagógico das tecnologias é um tema atual e relevante, uma vez que surgem novas perspectivas da prática pedagógica que favorecem o ensino, além disso, os desafios identificados podem ser transformados em oportunidades.

Biografía del autor/a

Fabiana Kelmene Lira de Mendonça Dias, Veni Creator Christian University

Mestranda do Curso Ciências da Educação da Veni Creator Christian University.  Analista Judiciária - Pedagoga do Tribunal de Justiça de Pernambuco  (TJPE). Orcid: 0009-0008-0003-4725.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Chistian University

Professora Orientadora: Doutora e Professora na Veni Creator Chistian University. Orcid:0000-0001-8384-0694. 

Publicado

2024-10-01

Cómo citar

Dias, F. K. L. de M., & Santos, M. P. M. dos. (2024). OS DESAFIOS E AS ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES PARA INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 123–139. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15855