OS DESAFIOS E AS ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES PARA INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15855Palabras clave:
Ferramentas tecnológicas. Docência. Educação.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar a inclusão da tecnologia na educação e os desafios encontrados pelos docentes ao adotar ferramentas tecnológicas em suas práticas. Quanto à metodologia, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza descritiva. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista através de um questionário com perguntas norteadoras, realizadas com três professoras que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior, bem com revisão bibliográfica com aporte teórico de autores como Kenski (2007), Leite e Ribeiro (2012), Moran (2015) entre outros que realizam reflexões sobre o uso das tecnologias digitais. As entrevistas foram realizadas de março a abril de 2024. Os resultados mostraram os desafios enfrentados pelos docentes para se apropriarem do uso dessas ferramentas, bem como os aspectos positivos da tecnologia no processo de ensino–aprendizagem. A análise do uso pedagógico das tecnologias é um tema atual e relevante, uma vez que surgem novas perspectivas da prática pedagógica que favorecem o ensino, além disso, os desafios identificados podem ser transformados em oportunidades.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY