A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Erich Teles Bezerra MUST University
  • Joelma Pereira dos Anjos Chaves Must University
  • Rosana Damacena Must University
  • Jorayna Ruana Maciel da Fonsêca Universidade do Estado do Amazonas
  • Giselly Nascimento da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Romulo Goes Freitas Universidade do Estado do Amazonas
  • Daniele Pereira Santana MUST University
  • Maria Amélia Catossi Graciano Must University
  • Iracy Maria Rodrigues UniEVANGÉLICA
  • Maria de Nazaré Duarte dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Geceilma Oliveira Pedrosa Universidade Federal do Amazonas
  • Alessandro Gonzales Devidé Ferreira da Cruz Faculdade Anahnguera
  • Arlice Lopes Monteiro Universidade Federal do Amazonas
  • Juliana Monteiro Pinheiro Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15838

Palavras-chave:

Formação de Professores. Tecnologia Assistiva. Educação Inclusiva.

Resumo

Este estudo examina como a formação de professores influencia o uso de tecnologia assistiva (TA) e comunicação alternativa e ampliada (CAA) na educação inclusiva. O objetivo foi avaliar o impacto dessa formação na eficácia da implementação dessas tecnologias nas escolas. A pesquisa qualitativa analisou documentos, materiais pedagógicos e entrevistas com educadores. Os resultados indicam que a formação docente adequada é essencial para a integração eficaz de TA e CAA, criando um ambiente mais inclusivo. A formação inicial, muitas vezes, não prepara suficientemente os educadores, dificultando a aplicação de estratégias inclusivas. A falta de suporte contínuo e recursos adequados compromete a efetividade das práticas pedagógicas. Programas de formação continuada com foco em TA e CAA são cruciais para capacitar os professores e garantir a implementação eficaz das tecnologias. As implicações incluem a necessidade de desenvolver esses programas e promover um aprendizado colaborativo adaptado às salas de aula. Futuras pesquisas devem explorar as experiências de professores em diferentes contextos e a percepção dos alunos sobre o uso de TA e CAA. Também é importante analisar políticas públicas relacionadas à formação docente e inclusão educacional, destacando a importância de um compromisso coletivo para criar um ambiente escolar inclusivo.

Biografia do Autor

Erich Teles Bezerra, MUST University

Graduado em Letras Libras - Bacharelado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Licenciatura em Letras com Libras pelo Centro Universitário ETEP, e Pedagogia pelo UniCV (Centro Universitário Cidade Verde). Pós-graduado em Docência do Ensino Superior de Libras pela FACEMINAS e mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University. Atualmente, atua como docente das disciplinas de Libras e Educação Especial no curso de Licenciatura em Computação na UEA (Universidade do Estado do Amazonas).

Joelma Pereira dos Anjos Chaves, Must University

Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera-Uniderp, com complementação em Letras pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH). Possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela mesma instituição, além de especialização em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto LTDA. Atualmente, é mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University.

Rosana Damacena, Must University

Graduação em Pedagogia-Unifacs (Salvador-BA), 2014, Especialização em Gestão e Organização da Escola-Unopar(PR), 2018, Especialização em Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental -Avamec-UnB, 2023, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação na Must University- Florida-USA.

Jorayna Ruana Maciel da Fonsêca, Universidade do Estado do Amazonas

Especialista em Libras com Docência do Ensino Superior pela Faculdade São Marcos, graduada em Licenciatura Letras Libras pela UFAM - Universidade do Estado do Amazonas.

Giselly Nascimento da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Licenciatura em computação pela UEA - Universidade do Estado do Amazonas.

Romulo Goes Freitas, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Licenciatura em Computação pela UEA - Universidade do Estado do Amazonas.

Daniele Pereira Santana, MUST University

Graduada em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Brasília, com pós-graduação em Orientação Educacional, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Saúde Mental e Psicanálise. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Maria Amélia Catossi Graciano, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University Flórida, Pedagoga e Assistente Social, com especialização em Psicopedagogia, Gestão em Saúde Mental, Gestão em Saúde e Gestão Educacional.

Iracy Maria Rodrigues, UniEVANGÉLICA

Graduada em Letras - Português e Inglês pela UniEVANGÉLICA, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, pós-graduada em Psicanálise Clínica pela FTED (Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin), e mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST University - Flórida.

Maria de Nazaré Duarte dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-graduada Lato Sensu em Língua Portuguesa e Literatura em Contexto Escolar pela Universidade Paulista, e Pós-graduada Lato Sensu em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Faculdade Facuminas.

Geceilma Oliveira Pedrosa, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Letras Libras pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, mestre em Letras pela mesma instituição e doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.

Alessandro Gonzales Devidé Ferreira da Cruz, Faculdade Anahnguera

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Anahnguera de Sorocaba - SP, Pós-graduação em Alfabetização e Letramento Pela Faculdade de Educação São Luís, Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação.

Arlice Lopes Monteiro, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Letras Libras pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Pós-graduada em Gestão Educacional.

Juliana Monteiro Pinheiro, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Letras-língua portuguesa pela UEA - Universidade do Estado do Amazonas.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Bezerra, E. T., Chaves, J. P. dos A., Damacena, R., Fonsêca, J. R. M. da, Silva, G. N. da, Freitas, R. G., … Pinheiro, J. M. (2024). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 77–91. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15838