ABORDAGEM DO JIU JITSU BRASILEIRO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15831Palavras-chave:
Lutas e Artes Marciais. Pedagogia do esporte. Lutas na escola.Resumo
Pretendeu-se realizar, por intermédio deste estudo, uma pesquisa-ação, com abordagem qualiquantitativa, na criação de uma cartilha (CARTILHA BJJ: Proposta pedagógica com abordagem do Jiu Jitsu Brasileiro em aulas de Educação Física Escolar) e, consequentemente, validação da mesma. O instrumento desenvolvido foi apresentado a docentes em Educação Física e a especialistas em Jiu Jitsu Brasileiro (Faixas Pretas e Faixa Coral), de ambos os sexos, atuantes no processo de ensino, objetivando demonstrar possibilidades de intervenções didáticas práticas, com abordagem do BJJ em aulas, seguindo orientações expressas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) a Professores de Educação Física na escola, tendo como público-alvo alunos do ensino fundamental ou médio. Foram enviados aos entrevistados questionários, como forma de descreverem suas respectivas percepções em relação à cartilha. A distinta modalidade de luta se trata de uma manifestação da cultura corporal do movimento, compreendendo diferentes segmentos de abordagem (Defesa Pessoal, Arte Marcial, Esporte de Combate, Cultura, Filosofia etc.), dentre eles o de cunho educacional; estando categorizada como um dos objetos de conhecimentos na unidade temática de Lutas, de acordo com a BNCC. Concluiu-se que o instrumento desenvolvido obteve, no geral, uma avaliação positiva, adequada, tanto didaticamente como metodologicamente, em relação aos 2 públicos-alvo investigados.
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