O PAPEL DA ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR ÀS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS DE ALTO RISCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15826

Palavras-chave:

Assistência de enfermagem. Neonatos e alto risco.

Resumo

Este artigo buscou discutir a importância e os desafios enfrentados na assistência a essas mães, destacando estratégias e intervenções essenciais para garantir uma assistência de qualidade e promover o bem-estar das famílias. Trata-se de uma revisão bibliográfica exploratória descritiva com abordagem qualitativa, utilizando-se de busca nas base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) por meio das palavras-chaves: “Assistência de enfermagem, neonatos e alto risco” no período de 2019 a 2024. Observa-se que, a assistência hospitalar às mães de recém-nascidos de alto risco requer uma abordagem abrangente, centrada na família e baseada em evidências científicas. Nota-se que, a implementação de protocolos de cuidados, a capacitação da equipe de saúde, o suporte emocional e as orientações claras são fundamentais para garantir uma assistência de qualidade e promover o bem-estar das famílias nesse período crucial. Considera-se que para a assistência qualificada os profissionais devem receber treinamentos específicos sobre as necessidades das mães e bebês de alto risco, incluindo aspectos clínicos, comunicação empática e orientações educacionais.

Biografia do Autor

Mayara de Sousa  Pereira, Faculdade Mauá

Graduanda do curso de bacharel em enfermagem, Faculdade Mauá, GO.

 Helio Marco Pereira Lopes Junior, Faculdade Mauá

Docente, Faculdade Mauá GO. Enfermeiro, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Faculdade Mauá, GO.

Luana Guimaraes da Silva, Faculdade Mauá

Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás, Enfermeira especialista em Terapia Intensiva adulto e neonatal, Faculdade Mauá. Faculdade Mauá, GO.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

Pereira, M. de S., LopesJunior, HelioM.P., & Silva, L. G. da. (2024). O PAPEL DA ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR ÀS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS DE ALTO RISCO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 3716–3726. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15826