A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA LEI BRASILEIRA E NA PRÁXIS DOCENTE: ESBOÇO PARA UMA ECOLOGIA DAS DIGNIDADES PERMEADA PELA EVASÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15044Palavras-chave:
Andragogia. Educação de Jovens e Adultos. Estudo de caso. Evasão escolar.Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa um dos pilares mais importantes da educação, e como um direito assegurado pela Constituição Federal e legislação própria, é de extrema importância que a modalidade cumpra com os seus deveres e assuma o compromisso educacional para com a sociedade. Contudo, desde o seu surgimento, a EJA enfrenta desafios que comprometem a sua missão, sendo a evasão escolar deste grupo, um dos maiores percalços enfrentados. Devido a esta realidade, o presente trabalho tem por objetivo discutir os motivos que podem levar a evasão dos educandos e medidas que podem ser adotadas para combatê-la, para isso, são observadas iniciativas já adotadas por outros países e o que diz a comunidade internacional sobre tal. Visando trazer mais coerência e embasamento para as ideias apresentadas, foi realizado um estudo de caso em uma escola de EJA da cidade de Feira de Santana, realizando uma análise diagnóstica para melhor alinhar teoria e prática no que tange a essa matéria. O estudo de caso se deu por meio de um questionário aos alunos da EJA e entrevista com os professores da modalidade, e os resultados obtidos demonstram como uma reforma na Educação de Jovens e Adultos não somente é demandada como configura uma necessidade social que só tem a trazer benefícios para todos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY