DAS BASES CURRICULARES NACIONAIS AO PPP – LEGALIDADE E DESAFIOS DE ESCOLA PÚBLICA DO TOCANTINS PARA DESENVOLVER AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADAS À DIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15035Palavras-chave:
Diversidade Humana. Implementação. Bases Curriculares.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar na BNCC e DCT, as intenções governamentais com as questões da diversidade e como essas bases curriculares foram implementadas no PPP de um Colégio da Rede pública de ensino do Tocantins nos anos de 2018 e 2019. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental. Exploramos os conceitos de diversidade humana e analisamos como essas referências curriculares debatem sobre a diversidade. Por fim verificamos também a presença ou ausência de discursos sobre a diversidade nos PPPs dos anos de 2018 e 2019. Identificamos ausência e ou insuficiência de teorizações acerca da temática tanto nas bases curriculares quanto no PPP da do colégio investigado. Encontramos nos relatórios indícios de que a escola de maneira tática desenvolveu nos anos investigados ações sobre a cultura negra e preconceito racional. Os professores do colégio criaram um eixo de trabalho dentro da temática e acreditamos que esse tipo de proposta contribui de forma significativa para aprendizagem dos conteúdos de ensino. Mesmo que os documentos oficiais não aprofundem nessa disussão, o Colégio Jalapão precisa se aproximar mais dos discursos sobre a diversidade, registrar suas intenções no PPP e explorar com mais abrangencia e contextualização essas temáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY