AUSUBEL E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Rose Marie Yuquie Oshiro Barbosa Universidade Nacional de Rosario – UNR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14977

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa. Assimilação. Conhecimento Específico. Retenção Significativa.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo, analisar a Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel, buscando compreender o ensinar-e-aprender com sentido. Entendeu-se que, a aprendizagem significativa é, sobretudo, a aprendizagem por recepção, constituindo a primeira fase de um processo de assimilação mais amplo. Para Ausubel, quando alguém atribui significados a um conhecimento, a partir da interação com seus saberes prévios, estabelece a aprendizagem significativa, independentemente de esses significados serem aceitos no contexto do sujeito. A aprendizagem significativa não corresponde ao conhecimento formal, validado. Ocorre quando, determinado conhecimento específico, existente na estrutura de saberes, permite dar significado a um novo conhecimento. Constatou-se que a aprendizagem e a retenção significativas são mais eficazes do que as correspondentes por memorização, pelo fato de o material de instrução na aprendizagem significativa, ser potencialmente significativo. Segundo Ausubel, tudo o que se apreende deve ser, ou retido, ou esquecido, considerando que o processo de assimilação na retenção-esquecimento difere do processo da aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Rose Marie Yuquie Oshiro Barbosa, Universidade Nacional de Rosario – UNR

Doutoranda no Curso de Humanidades e Artes Com menção em Ciências da Educação. Universidade Nacional de Rosario – UNR. Rosario, Santa Fé, Argentina.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Barbosa, R. M. Y. O. (2024). AUSUBEL E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2701–2708. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14977