A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ederson dos Reis Soares Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14865

Palavras-chave:

Educação Básica. Formação Continuada. Docência.

Resumo

Este texto tem como objetivo identificar os desafios e promover reflexões sobre a formação de professores em serviço, especificamente nos cursos de mestrado e doutorado, nas modalidades profissional e acadêmica. Dessa forma, o estudo é desenvolvido com uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa documental e questionários com perguntas objetivas e subjetivas aplicados a um grupo de professores da Educação Básica como ferramentas para coleta de dados. Para embasamento teórico, são utilizados os trabalhos de Gatti (2008), Lima (2001; 2005) e Alvarado-Prada et al. (2010). A pesquisa enfatiza a importância crucial da formação continuada na vida acadêmica e profissional dos docentes, possibilitando o exercício de suas funções políticas e sociais.

Biografia do Autor

Ederson dos Reis Soares, Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins.

Licenciado em Letras, Pedagogia e Bacharel em Direito pela Unirg. Professor Efetivo da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins. 

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Publicado

2024-07-10

Como Citar

Soares, E. dos R. (2024). A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1374–1378. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14865