RELAÇÕES FAMILIARES, ALIENAÇÃO PARENTAL E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES

Autores

  • Aline Pereira Sampaio Canuto Veni Creator Christian University
  • Carinne Alves de Barros Veni Creator Crhystian University
  • Suenya Talita de Almeida Veni Creator Crhystian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14849

Palavras-chave:

Relações familiares. Alienação Parental. Legislação. Criança. Práticas Multidisciplinares.

Resumo

A Instituição Família sofreu e vêm sofrendo importantes transformações no decorrer dos últimos anos. Essas mudanças passaram por momentos históricos significativos que, de forma direta, contribuíram para melhor se entender o atual cenário da família brasileira, seu conceito e suas funções. Esse trabalho investigou de que forma a prática da alienação parental de crianças e adolescentes é entendida e praticada nas relações familiares. Foram abordadas as transformações sociais e a ausência de normas que alcancem todos os importantes aspectos da Alienação Parental, o poder exercido pelo genitor alienante, que é capaz de transformar o pensar da criança alienada, bem como as possíveis medidas coercitivas que podem ser tomadas, a fim de contribuir para inibir essa prática. Verificou-se que a adoção de ações multidisciplinares pelo poder público são importantes instrumentos coibentes da prática da alienação parental. O objetivo que aqui se apresenta foi o de estudar a alienação parental e as novas relações familiares, por meio de uma revisão bibliográfica sobre o tema, com a inclusão de artigos científicos publicados.

Biografia do Autor

Aline Pereira Sampaio Canuto, Veni Creator Christian University

Bacharel em Direito formada em 2005 pela Faculdade Integrada do Recife – FIR. Bacharel em Turismo formada em 1999 pela Universidade Católica de Pernambuco e atualmente cursando o Mestrado em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Crhystian University. Técnica Judiciária do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJE, lotada no Gabinete do Desembargador Erik de Sousa Dantas Simões.

Carinne Alves de Barros, Veni Creator Crhystian University

Assistente Social formada em 2002 pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Pós-graduada em Intervenções Psicossociais no Âmbito Jurídico em 2011 pela Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE e atualmente cursando o Mestrado em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Crhystian University. Há 17 anos, atua em equipe interprofissional de assessoramento à Justiça da Infância e da Juventude, na 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital, do Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJPE. 

Suenya Talita de Almeida , Veni Creator Crhystian University

Orientadora. graduação em Bacharelado Em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2007), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, e professora e coordenadora de monografia - Focca - Faculdade de Olinda. Tem experiência na área de Direito, com ênfase e atuando principalmente com as seguintes disciplinas: teoria geral do direito, hermenêutica e argumentação. Direito do trabalho, Direito Empresarial, Processo Civil e Trabalhos de Conclusão de curso.

Publicado

2024-07-06

Como Citar

Canuto, A. P. S., Barros, C. A. de, & Almeida , S. T. de. (2024). RELAÇÕES FAMILIARES, ALIENAÇÃO PARENTAL E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1130–1141. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14849