APRENDIZAGEM COLABORATIVA E TAXONOMIA DE BLOOM: O ENSINO POR MEIO DA REALIDADE AUMENTADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14747

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa. Taxonomia de Bloom. Realidade Aumentada. Metodologias Ativas. Ferramentas Tecnológicas.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar a eficácia do ensino e da aprendizagem por meio da integração da Aprendizagem Colaborativa, Taxonomia de Bloom e Realidade Aumentada (RA) através de uma revisão da literatura e uma prática exitosa envolvendo o uso do app Human Anatomy Atlas 2024. Buscou-se entender como essas três dimensões podem trabalhar juntas para melhorar os resultados da aprendizagem. A aprendizagem colaborativa, que enfatiza o trabalho em equipe e a troca de ideias, é combinada com a Taxonomia de Bloom, que fornece uma estrutura para categorizar os objetivos de aprendizagem. A RA é incorporada como uma ferramenta tecnológica que pode proporcionar uma experiência de aprendizagem imersiva e interativa. Em conjunto, essas ferramentas têm o potencial de promover a aprendizagem ativa, estimular o pensamento crítico e facilitar a resolução de problemas.

Biografia do Autor

Carolina Dutra Marques, http://lattes.cnpq.br/6680512018346817

Doutoranda em Ciências da Educação (FICS); Lattes: http://lattes.cnpq.br/6680512018346817; ORCID: https://orcid.org/0009-0001-2947-4344.

Yara Kirya Brum, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação (FICS); Lattes: https://lattes.cnpq.br/6269369149588866; ORCID: https://orcid.org/0009-0009-6727-9513.

Gleiciane Ferreira Batista, UGF

Especialista em Educação Ambiental (UGF); Lattes: https://lattes.cnpq.br/8822420750989125.

Aldicéa Gomes Pereira, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University); Lattes: http://lattes.cnpq.br/9754034261018501.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

Marques, C. D., Brum, Y. K., Batista, G. F., & Pereira, A. G. (2024). APRENDIZAGEM COLABORATIVA E TAXONOMIA DE BLOOM: O ENSINO POR MEIO DA REALIDADE AUMENTADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 135–151. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14747