APRIMORANDO A APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA, CURRÍCULO E INTERATIVIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14746

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Metodologias Ativas. Currículo. Aprendizagem Interativa. Gamificação.

Resumo

Este estudo objetivou investigar o impacto das tecnologias e metodologias contemporâneas na evolução do currículo e na interatividade no contexto educacional. Adotando uma abordagem teórico-prática, a pesquisa englobou uma revisão de literatura, realizada através da consulta às bases de dados acadêmicas como Scielo Brasil e Google Acadêmico, e um estudo empírico que utilizou a plataforma de gamificação Wordwall com alunos do primeiro ano do ensino médio. Estes alunos foram selecionados por apresentarem desempenho insatisfatório em matemática, conforme identificado por uma avaliação diagnóstica prévia. O currículo, reconhecido como um instrumento essencial no desempenho sociocultural das instituições educacionais, contribui para a construção e reinterpretação das identidades sociais e culturais. A sua interação com tecnologias avançadas e metodologias inovadoras é crucial para o processo de ensino e aprendizagem numa sociedade profundamente enraizada na era digital. Como um elemento transformador, o currículo deve ser continuamente atualizado para incorporar novas tecnologias e adotar metodologias que promovam a autonomia dos estudantes, fomentando a interação e permitindo que o educador atue como um mediador eficaz neste processo de aprendizado.

Biografia do Autor

Michael Fernandes de Lima, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University; Lattes: http://lattes.cnpq.br/1323072213718909.

Jônathas dos Santos Carretero, FICS

Doutorando em Ciências da Educação (FICS); Lattes: http://lattes.cnpq.br/3243411155830000; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9140-8700.

Patrícia da Silva Oliveira, FUTURA

Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior (FUTURA). Especialista em Metodologias no Ensino de Biologia e Química (FAVENI); Lattes: http://lattes.cnpq.br/5744334500996245.

Gildalva Alves da Silva

Especialista em  Gestão Integrada: Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar; Psicopedagogia Clínica e Institucional com Ênfase em Educação; Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Neurociência e Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

Lima, M. F. de, Carretero, J. dos S., Oliveira, P. da S., & Silva, G. A. da. (2024). APRIMORANDO A APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA, CURRÍCULO E INTERATIVIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 184–198. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14746