APRIMORANDO A APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA, CURRÍCULO E INTERATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14746Palavras-chave:
Tecnologias Digitais. Metodologias Ativas. Currículo. Aprendizagem Interativa. Gamificação.Resumo
Este estudo objetivou investigar o impacto das tecnologias e metodologias contemporâneas na evolução do currículo e na interatividade no contexto educacional. Adotando uma abordagem teórico-prática, a pesquisa englobou uma revisão de literatura, realizada através da consulta às bases de dados acadêmicas como Scielo Brasil e Google Acadêmico, e um estudo empírico que utilizou a plataforma de gamificação Wordwall com alunos do primeiro ano do ensino médio. Estes alunos foram selecionados por apresentarem desempenho insatisfatório em matemática, conforme identificado por uma avaliação diagnóstica prévia. O currículo, reconhecido como um instrumento essencial no desempenho sociocultural das instituições educacionais, contribui para a construção e reinterpretação das identidades sociais e culturais. A sua interação com tecnologias avançadas e metodologias inovadoras é crucial para o processo de ensino e aprendizagem numa sociedade profundamente enraizada na era digital. Como um elemento transformador, o currículo deve ser continuamente atualizado para incorporar novas tecnologias e adotar metodologias que promovam a autonomia dos estudantes, fomentando a interação e permitindo que o educador atue como um mediador eficaz neste processo de aprendizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY